cefopea1
cefopea2
cefopea4
cefopea5
cefope3

Em seus 10 mil m2 de área verde, o Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA) oferece um raro passeio interativo, didático e lúdico, que proporciona o contato com aspectos ligados à ecologia, à fauna, à botânica e, principalmente, voltados para a preservação do meio ambiente.

Administrado pela Associação Reciclázaro, oferece cursos, palestras, serviços de consultoria, além de programação aberta ao público. Atende escolas, empresas, organizações sociais e a comunidade em geral. Além disso, funciona como um grande polo de capacitação para as pessoas atendidas pela Reciclázaro, proporcionando formação àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

Cada pedacinho do CEFOPEA possibilita a percepção dos fenômenos e processos naturais do meio ambiente, colabora para a conscientização sobre os impactos provocados pela ação humana e o exercício de preservação da saúde do planeta.

Contato

Tel.: 11.2662.6030

Avenida Ariston Azevedo, 10 • Belenzinho • São Paulo - SP • 03021-020

Principais Atividades

Principais Atrações do Espaço

Entre as principais atrações do espaço estão: O sistema de aquaponia urbana, uma opção às plantações tradicionais que associa a criação de peixes ao cultivo de plantas e possibilita compreender a integração entre os ecossistemas; O sistema de energia fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica e contribui para a discussão sobre as fontes energéticas renováveis e não-renováveis; O biodigestor, que é responsável pela primeira etapa do tratamento de esgoto e fortalece a recuperação do ecossistema natural local; O minhocário, que ressalta o uso de fertilizantes orgânicos na produção de alimentos e a importância de devolver à natureza os recursos oferecidos por ela; A Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, que propõe a reflexão sobre as questões ligadas ao consumo desenfreado, o descarte e destino de resíduos; O jardim sensorial, que resgata a integração entre homem e natureza e possibilita o aprendizado e reconhecimento de diversas espécies; As PANCs, plantas comestíveis repletas de propriedades e sabores, que surgem espontaneamente no solo e por falta de costume ou conhecimento ainda não fazem parte dos hábitos alimentares da maioria da população; As hortas urbanas, que possibilitam o contato com a produção dos alimentos e promovem a reflexão sobre as cadeias produtivas.

Visitas Monitoradas

Visita para escolas O Cefopea recebe estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. O conteúdo oferecido nas visitas monitoradas complementa e reforça os temas trabalhados em sala de aula e auxilia o aprendizado por meio do suporte de profissionais especializados, além de uma estrutura completa, um verdadeiro laboratório verde que traz diversos sistemas ecologicamente sustentáveis. Contrate sua visita pelo tel.: 2081-3673, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Visita para empresas O Cefopea oferece às empresas uma experiência interativa, didática e transformadora. O conteúdo das visitas monitoradas desperta nos visitantes novos olhares sobre a preservação do meio ambiente e conta com o suporte de profissionais especializados, além de uma estrutura completa. Contrate sua visita pelo tel.: 2081-3673, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Verdinhos e Produtos para Jardinagem

O Cefopea vende verdinhos colhidos na hora. Entre as diversas opções, você encontra verduras, legumes e temperos. Participe da lista de transmissão do whatsApp: envie sua mensagem no 11.99329.0718 confirmando o interesse em receber a relação semanal de itens disponíveis e faça seu pedido pessoalmente no local. Os produtos para jardinagem também estão disponíveis: biofertilizantes de minhocário e biodigestor; compostos orgânicos; composteiras tipo minhocário; mudas paisagísticas, de PANCs, temperos e plantas medicinais.

Consultoria Ambiental

O Cefopea presta consultoria ambiental para criação e implantação de planos de gerenciamento de resíduos. Voltado para empresas e condomínios, este serviço estipula o tratamento adequado para redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada de resíduos sólidos, buscando minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.