Coleta Seletiva

COLETA_SELETIVA-900x600px

Oportunidades de trabalho e renda por meio da coleta e venda de materiais em maior escala, contribuindo para a educação ambiental, além da preservação do meio ambiente.

O programa Coleta Seletiva foi concebido para atender especialmente homens e mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, carroceiros da comunidade e provenientes da rede socioassistencial. 

Seu propósito é divulgar a educação ambiental, conscientizar e preparar pessoas para se tornarem multiplicadores, e promover a inclusão social, por meio da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Para ampliar e consolidar sua eficácia, atua em quatro pilares.

SOCIAL: organizar, capacitar e valorizar as pessoas que trabalham na coleta seletiva, conscientizando-as sobre a importância do trabalho seguro, o cuidado com a saúde e o acesso aos programas e benefícios sociais. Também é parte do programa atuar com a sociedade, para que esta reconheça o papel ambiental desenvolvido pelos catadores e cooperados e entenda que o trabalho na coleta seletiva é um ponto importante para a redução de danos, sobretudo aos usuários de drogas.

AMBIENTAL: educar as comunidades, para a correta separação e armazenagem dos resíduos sólidos, bem como para o consumo consciente, contribuindo para reduzir a quantidade de lixo descartada nos rios, córregos e aterros. Construir redes com diversas cooperativas e grupos de catadores para o fomento da reciclagem, e assim devolver a matéria-prima à cadeia produtiva, poupando recursos naturais e reduzindo a poluição. 

ECONÔMICO: gerar trabalho e renda, permitindo que os cooperados obtenham ganhos dignos para sua sobrevivência. Capacitar as cooperativas para melhorar os espaços de trabalho e os equipamentos, bem como sua gestão administrativa e organizacional de modo a conquistarem sua viabilidade econômica. Ajudar no planejamento financeiro dos cooperados com o objetivo de conquistar a autonomia financeira e inclusão social.

POLÍTICO: participar dos fóruns e redes de discussão e contribuir para a incidência política. Sistematizar e replicar o trabalho do programa às demais organizações, cooperativas e municípios do país, a fim de contribuir para o cumprimento das metas estipuladas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.