MMARIA_0_1800x1200px
MMARIA_4-1800x1200px
MMARIA_3-1800x1200px

É com segurança e apoio que esta unidade recebe as mulheres e suas crianças. Em comum, novos caminhos para a superação de histórias de vida marcadas pela violência, abandono e abuso.

 

Na Casa de Marta e Maria cada uma das mais de 80 conviventes é acolhida de braços abertos. Para as que chegam com seus pequenos, a possibilidade de se manterem unidos é reconfortante e tranquiliza mães e filhos.

 

Protegidos dos maus tratos silenciosos vividos em seus lares ou nas ruas, eles ganham voz. Suas necessidades são pouco a pouco compartilhadas com uma equipe multidisciplinar, que oferece suporte para solucioná-las, por meio de orientação e direcionamento aos órgãos competentes.

 

O atendimento psicossocial oferecido neste centro de acolhida promove os vínculos familiares, desenvolve a autonomia e a reinserção social, resgatando a força em cada projeto de vida e promovendo novos caminhos.

 

Criada em 2003, esta unidade da Associação Reciclázaro mantém um termo de colaboração com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

Contato

tel.:11.2692.4416

R. Catumbi, 427 – Belém – São Paulo – SP – 03021-000

Principais Atividades:

Encaminhamentos

Apoio para direcionamento aos órgãos do Sistema de Saúde, tais como CAPS, SAE, NASF, UBS e hospitais, bem como aos de atendimento específico, como Centros de Referência e Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Poupatempo, CREAS, CRAS e Delegacias de Defesa da Mulher.

Geração de Renda

Na Casa de Marta e Maria as mulheres encontram novas possibilidades para a geração de renda e são encaminhadas para empresas parceiras, além de centros de apoio ao trabalhador. Também contam com a experiência de outros projetos da Reciclázaro, como a Casa São Lázaro, o CEFOPEA e o Espaço Gasômetro.

Educação

Oficinas, palestras, rodas de conversa, cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos fazem parte do sistema de apoio oferecido.

Crianças

As crianças que vivem na Casa de Marta e Maria recebem acompanhamento psicológico e são estimuladas a se comunicar, interagir, aprender e ter seu desenvolvimento pleno. Entre as diversas atividades realizadas estão oficinas lúdicas e passeios. A atenção à educação formal também é parte fundamental da rotina no espaço.