Educação para uma vida com mais saúde

A prevenção às doenças mais comuns entre o público masculino foi tema de palestra dirigida a trabalhadores da Cooperativa Vitória do Belém, a participantes dos projetos de geração de renda,  alunos e bolsistas que passaram pelos cursos de Jardinagem e Técnicas de Produção de Adubo, da Associação Reciclázaro.

A palestra foi realizada pela Dra. Maria Imaculada, da Unidade Básica de Saúde do Belém, no dia 19 de dezembro, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea). A médica orientou o público em cuidados essenciais no que se refere à identificação precoce de doenças como diabetes e hipertensão, e no encerramento a equipe da UBS-Belém realizou a aferição de pressão arterial e do teste de glicemia junto aos integrantes da Cooperativa Vitória do Belém.

Com os exames é possível agir preventivamente em relação a muitas outras doenças. Dra. Imaculada recomendou aos homens manter o hábito de procurar o serviço de saúde para o exame de próstata e orientou como obter acesso a este direito na rede pública de saúde.

Temas como alcoolismo e uso abusivo de drogas também foram abordados, em relação aos efeitos da dependência química à saúde humana. Por fim, a palestra esclareceu sobre a necessidade de imunização e o elenco de vacinas que não pode faltar aos trabalhadores da Cooperativa Vitória do Belém.