Reciclázaro recebe importante comitiva da Colômbia

BASE-MEIO-RGB---29.07.16

A Reciclázaro no início do mês de julho recebeu a visita de um grupo especial da Colômbia: o Secretário de Desenvolvimento Territorial e Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de Santiago de Cali, Esaud Urrutia Noel, a Coordenadora do Programa de Atenção à pessoa em situação de rua da Secretaria de Bem-Estar Social, Diana Pereira, o Presidente da Fundação Samaritanos de La Calle, Padre José Gonzalez, a Diretora da Fundação Samaritanos de La Calle, Libia Fanny Mina e o Diretor Espiritual da Fundação Samaritanos de La Calle, Padre Braulio. A Fundação Samaritanos de La Calle é uma ONG que realiza atendimento à população em situação de rua; uma instituição da Arquidiocese de Cali, criada em 1998, com o propósito de compartilhar atenção a moradores de rua, dos bairros centrais de Cali, (Sucre, Calvario, San Pascual, Santa Rosa, San Bosco Obrero) e outros setores como a cidade Island, áreas estádio e Santa Elena, identificados como locais de assentamento dessa população, severamente excluída na cidade, sem garantia de seus direitos fundamentais.

Ansiosos por conhecer o trabalho da Reciclázaro, os visitantes chegaram no dia 04 de julho e foram diretamente visitar o CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental. Os visitantes foram recepcionados no Cefopea com um delicioso café da manhã, preparado pela Padaria Pão de Moça e, em seguida participaram de uma roda de conversa onde o supervisor da associação, Cido Martins, apresentou os projetos incubados pelo CEFOPEA, como as atividades desenvolvidas pelo PROGAPI patrocinadas pelo BB MAPFRE, a Padaria Pão de Moça, o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos em parceria com a Alfasol, os cursos de Jardinagem, Texturização e Pintura Decorativa dentro do Projeto Cidadania Verde e o curso de Jardinagem, parte do projeto Guardiões da Praça em parceria com o Instituto Cyrela e os cursos desenvolvidos dentro do Projeto Incluindo Novos Sabores: Aquaponia, Hortas Suspensa e Vertical e Sistema Agroflorestal patrocinadas pela Fundação Cargil.

Na sequência, foi apresentado o Programa de Coleta Seletiva e Geração de Renda e as Cooperativas de Reciclagem: Vitória do Belém, Coopere, Vira Lata, Recicla Butantã, Tiquatira, Filadelphia, Caminho Certo, Recifavela, Cooper Glicério e Tietê.

No final, os visitantes puderam esclarecer suas dúvidas a respeito dos projetos e programas oferecidos pelo CEFOPEA, realizando uma visita monitorada a todos os espaços, onde puderam visualizar e compreender melhor cada ação realizada e os frutos de cada projeto.

Terminada a visita, o grupo se dirigiu à Casa Marta e Maria, onde conheceram a unidade e conversaram com os profissionais, constatando o funcionamento de um abrigo para mulheres e crianças.

A próxima unidade a receber os visitantes foi a Casa São Lázaro. Além de percorrerem e conhecerem a infraestrutura da unidade, o grupo participou de uma visita monitora, onde foram apresentadas todas as ações da unidade, tanto do centro de acolhida como as oficinas do Núcleo de Inserção Produtiva. Todos se encantaram com as oficinas, principalmente com o fusing (derretimento de vidro) e as infinitas possibilidades de desenvolvimento de produtos.

No final do dia, foi a vez da equipe de trabalho do Centro de Escuta do Espaço Gasômetro receber os importantes visitantes. Foi apresentado o trabalho desenvolvido pela equipe na comunidade do Brás, compartilhando as experiências da atuação comunitária, dos atendimentos psicossociais, das visitas a campo, nos domicílios e abordagem de rua, e também sobre os grupos para crianças, jovens, mulheres e pessoas em situação de rua que são desenvolvidas.

Outro aspecto importante desse encontro foi o compartilhamento sobre a consistência que o trabalho tem por se constituir em Rede de Recursos Comunitários, que compõe a equipe, outras organizações, por voluntários da comunidade e pelas pessoas que se beneficiam dessas ações. Foi um encontro de troca de experiências e mútuo aprendizado.

No dia 05 de julho, a equipe da Reciclázaro acompanhou o grupo em visita ao Centro Pop Mooca, onde conheceram a estruturas e as ações realizadas pela política municipal aos moradores em situação de rua.

Nessa mesma data, conheceram o Programa de Braços Abertos, comprovando in loco a tenda de atendimento na região da Cracolândia e o desenvolvimento desse programa.

No período da tarde, a comitiva colombiana participou de uma audiência com a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, onde conversaram sobre as responsabilidades do poder público frente ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. O encontro foi muito produtivo e proporcionou troca de experiências para todos. A secretária explanou sobre a política municipal, em especial da população em situação de rua, e dos diversos arranjos para o atendimento integral a essa população.

No dia 06 de junho, os visitantes conheceram o CRATOD – Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas – e a forma que o Estado realiza atendimento as pessoas que buscam tratamento para dependência química.

A tarde, houve um encontro no salão da Paróquia do Padre José Carlos Spínola, Presidente da Reciclázaro, com a presença de todos envolvidos no intercâmbio e representação das unidades e programas da associação, onde os visitantes puderam discutir e esclarecer questões  sobre as visitas realizadas. Após o encontro, todos degustaram um prato típico brasileiro, a feijoada.

A Associação Reciclázaro agradece imensamente à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, à equipe Programa de Braços Abertos, à equipe do Programa Recomeço e ao CRATOD, pela atenção dispensada aos visitantes, tornando a visita, um intercâmbio de valor inestimável.

Confira as fotos:

Fotos - 29.07.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I