Reciclázaro na posse dos Conselheiros do COMAS

BASE-MEIO-RGB---20.05.16-IIO dia 10 de maio foi uma data muito importante para a Reciclázaro. No auditório do Sindicato dos Contabilistas, aconteceu a cerimônia de posse dos 36 novos conselheiros (titulares e suplentes) da 9º Gestão (2016-2018) do COMAS-SP (Conselho Municipal de Assistência Social), onde três representantes da associação foram eleitos.

A Orientadora da Casa de Simeão, Girlândia Silva Santana foi nomeada 1ª Suplente no Segmento dos Trabalhadores nas organizações – privadas – de assistência social; e da Casa de Marta e Maria, as conviventes Mônica de Souza Pedro e Marina Rosário Braz foram eleitas Conselheiras no Segmento de Usuários.

A atividade contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, que fez a entrega dos certificados e de material com o Atlas Socioassistencial da cidade para os novos conselheiros e para aqueles que estão deixando o cargo, após o mandato de 2 anos, entre eles o Sr. José Luiz da Silva, convivente da Casa de Simeão e Conselheiro do Segmento dos Usuários, que cumpriu suas atribuições com muita dedicação e dignidade.

A Reciclázaro considera com muita seriedade e relevância a ações do COMAS-SP, tendo realizado uma ampla divulgação em todas as suas unidades, sensibilizando e estimulando a participação de usuários e trabalhadores na participação da eleição dos representantes. Através de reuniões e assembleias de sensibilização, explicou-se o papel do COMAS na cidade e a influência da atuação dos representantes dos segmentos.

“O conselho tem uma responsabilidade imensa, pois ele é responsável pelo controle das políticas de Assistência Social no município. Todos que estão assumindo agora sabem da missão que têm pela frente nesses próximos dois anos. Desejo a todos muita consciência e sorte nas decisões e que nós possamos seguir caminhando e dialogando juntos em busca da consolidação do Sistema Único de Assistência Social [SUAS] na cidade de São Paulo e a divulgação cada vez maior para sociedade em geral do que é a Assistência Social”, afirmou a secretária.

O COMAS-SP tem como responsabilidade: aprovar o Plano Municipal de Assistência Social, de acordo com a Política Pública de Assistência Social; fixar normas para inscrição das entidades e organizações de Assistência Social no âmbito municipal; inscrever as entidades e organizações de Assistência Social para fins de funcionamento, conforme legislação vigente; fiscalizar as Entidades e organizações de Assistência Social de acordo com diretrizes e normas a serem estabelecidas pelo plenário através de resoluções; apreciar e aprovar programas e projetos objetivando a celebração de Contratos e Convênios entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e as entidades e organizações de Assistência Social, entre outras atividades.

Composto por nove representantes da Sociedade Civil e nove do Poder Público, com seus respectivos suplentes nomeados pelo prefeito, esses 18 representantes da Sociedade Civil são eleitos em foro próprio sob fiscalização do Ministério Público, subdivididos em igual número de seis conselheiros entre os três segmentos que compõem o setor:

– segmento de usuários ou organização de usuários;

– segmento das entidades e organizações de assistência social;

– segmento dos trabalhadores nas organizações – privadas – de assistência social.

Confira as fotos:

Fotos 20.05.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I