Reciclázaro capacitou 131 Cuidadores de Idosos

BASE-MEIO-RGB---04.07.16 II

Junho foi um mês muito especial para a Reciclázaro. O PROGAPI – Programa de Atenção à Pessoa Idosa realizou a formatura de 131 alunos, em capacitação para cuidadores de idosos, em São Paulo e em Santa Catarina.

No dia 18, aconteceu em São Paulo, a formatura do curso que durou três meses, contando com a presença dos 70 formandos, além de familiares e convidados que prestigiaram a cerimônia. O presidente da organização, Padre José Carlos Spínola realizou o juramento, junto com os formandos, reafirmando o compromisso de atuar de forma ética em sua função, sempre proporcionando melhor qualidade de vida aos idosos e apoio aos familiares. Entre os formandos, nos orgulhamos de um caso muito especial. A formanda Sra. Alayr Payoli, de 91 anos, nossa aluna mais idosa e um grande exemplo de vida e de envelhecimento ativo, brindou os presentes liderando o coro dos formandos, com a versão em português da música “Over the rainbow” (O Mágico de Oz).

Já no dia 24, aconteceu o encerramento e entrega de certificados do curso realizado em parceria com o SESC Prainha em Florianópolis. Receberam o certificado 28 novos cuidadores, em uma singela cerimônia. Após o evento, o SESC ofereceu um coquetel em homenagem aos formandos que contou com a participação de familiares, amigos e o Grupo de Coral do “Floripa Em Canta” que apresentaram belíssimas músicas.

No dia 25, a formatura foi na cidade de Brusque, onde 33 participantes do curso receberam o certificado de conclusão. Nesta cidade, a Reciclázaro contou com a parceria da Pastoral da Pessoa Idosa e da Paróquia São Luís Gonzaga. Após a cerimônia de encerramento foi oferecido um almoço, preparado pelas voluntárias da Pastoral da Pessoa Idosa, coordenada pela Sra. Cida Belli.

Nos dois encerramentos, estiveram presentes Sonia Mara da Silva, Presidente da recém-criada Associação Catarinense de Cuidador de Idoso – ACCI, Andréa Gadiolli F. Poscai, Coordenadora do PROGAPI/SC e o Padre José Carlos Spínola, presidente da Reciclázaro, que contou um pouco da história da organização e da grande importância em expandir as ações da entidade em outros estados.

Os momentos de encerramento dos cursos tiveram um significado especial para os formandos, pois alguns darão início a uma nova profissão, outros aperfeiçoaram suas aptidões e conhecimentos, ampliando as oportunidades de entrar no mercado de trabalho, enquanto que para outros, significou obter maior conhecimentos para ajudar familiares e amigos.  Para todos, significa principalmente dar apoio às pessoas idosas que necessitam de cuidados especiais. Para a organização significa cumprir com um dos seus grandes objetivos, que é, através dos cuidadores, oferecer melhor qualidade de vida as pessoas idosas em situação de fragilidade.

Vale ressaltar que todas as formações foram proporcionadas gratuitamente aos alunos, incluindo material didático e lanche, através do financiamento da Fundação Christel Wasiek, organização alemã que apoia ações direcionadas aos idosos na América Latina e Caribe.

A Reciclázaro em parceria com a fundação tem o compromisso de capacitar até o final de 2016, mais de 250 cuidadores, em São Paulo e Santa Catarina.

Confira abaixo as fotos das formaturas:

Fotos - 04.07.16

PATROCÍNIO:Logo-Fundação-Christel

Redação:

Assiantura-Comunicação-I