Projeto Ser Sustentável chega ao fim e supera expectativas

Consumo consciente, ciclo de vida das plantas e alimentação saudável. Ao longo de um ano, temas como esses, ligados à sustentabilidade, se multiplicaram no CEFOPEA por meio do Projeto Ser Sustentável, que chega ao fim superando as expectativas iniciais.

Financiada pelo Instituto das Irmãs da Santa Cruz, a ação, que visava beneficiar inicialmente 600 pessoas, entre alunos de escolas públicas, membros da comunidade e instituições parceiras, impactou mais de 2557 pessoas de diversas áreas.

Por meio de visitas ambientais monitoradas gratuitas e atividades alinhadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), foi possível sensibilizar o público para a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, promover a educação, a formação de consciência e responsabilidade ambiental. Além disso, o projeto ainda contribuiu para expandir as ações do Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), que contou com a implantação do Jardim Sensorial e da colmeia de Abelhas sem ferrão.

Foram abordados o plantio de mudas, a montagem de minhocários, dinâmicas sobre materiais recicláveis, hortas urbanas, central de triagem e descarte de resíduos sólidos, integração e interação com a natureza, ciclo da matéria orgânica, preservação da biodiversidade, tecnologias e técnicas de produção de alimentos, entre outros.

Em breve a compilação dos temas trabalhados poderá ser consultada aqui no site, na cartilha ambiental Projeto Ser Sustentável, que traz informações valiosas e contribui para continuar disseminando os ensinamentos do projeto.

https://www.reciclazaro.org.br/cefopea-abelhas-sem-ferrao/

https://www.reciclazaro.org.br/um-jardim-que-desperta-os-sentidos/