O PROGAPI e os cidadãos atendidos nas unidades da Associação Reciclázaro dedicadas às pessoas idosas atuam ativamente na luta por políticas públicas mais inclusivas e pela garantia dos direitos da população 60+. Entre as ações do Programa estão o engajamento permanente em instâncias de articulação e participação social.
No dia 21/08, o vereador Toninho Vespoli, membro da Comissão Extraordinária da Pessoa Idosa e Assistência Social, esteve presente na Casa de Simeão para conhecer o trabalho realizado por este Centro de Acolhida. A visita é fruto da participação ativa dos conviventes, que participaram da reunião da Comissão da Pessoa Idosa, dia 05/08, na Câmara Municipal de São Paulo, ocasião em que compartilharam questões relevantes sobre a necessidade de unidades habitacionais dedicadas às pessoas idosas, visando um envelhecimento com mais segurança e qualidade de vida. Além disso, também abordaram a garantia dos direitos contemplados pelo Estatuto da Pessoa Idosa.
Já no dia 06/08, os conviventes participaram da reunião do Colegiado Leste, espaço de diálogo que discute questões relevantes para as pessoas idosas. Em defesa dos direitos, eles pleitearam que os serviços da Assistência Social garantam dignidade, cuidados adequados e respeitosos à população 60+, promovendo a inclusão social e efetivando a Política de Cuidado.
PROGAPI
O PROGAPI, Programa de Atenção à Pessoa Idosa, foi criado em 2009 pela Associação Reciclázaro para apoiar e fomentar iniciativas que aprimorem a qualidade de vida das pessoas idosas, atuando de forma independente, em parceria com instituições e Organizações da Sociedade Civil.