Páscoa Especial no Brás

Foto 10.04.15 - 3

Este ano, a festa de Páscoa teve um gostinho diferente para a comunidade do Brás.

A Equipe do Tratamento Comunitário da Reciclázaro reuniu várias pessoas da coletividade e sugeriram uma comemoração especial. Os profissionais da Reciclázaro, Nádia Laurindo (Operadora Comunitária), Vera Nice (Assistente Social), Pablo Cordeiro (Coordenador), Ângela (Arte Educadora) e Léa Mara (Psicóloga); os representantes da comunidade, Nataly Avelino, Ana Paula Avelino, Lusanira Silva, José Luis, Diego Narciso, Júlio Alfredo, Olga Paula, e Elisangela Viana (Lili); representante de Organizações e Instituições Locais, Padre Nivaldo (Paróquia Bom Jesus do Brás), Péricles Formigone (Pró Diversidade) e outros representantes da mesma organização e Padre Martin (Líder Comunitário) se uniram e, desde o planejamento da decoração até a arrumação do local, deram exemplo do entrosamento edificante.

A festa aconteceu no Centro Produtivo Gasômetro, unidade componente da Reciclázaro, onde funcionam atividades produtivas (cursos e oficinas) e espaço de atendimento e escuta. O desejo de ajudar era tão grande que cada participante contribuiu da maneira que pode, trazendo um prato de doces ou salgados, bebidas, material para decorar.

Foto 10.04.15 - 4

Além de comes, bebes e ovos de páscoa, houve uma programação bem ampliada. As crianças participaram de atividades lúdicas: desenho, pintura em tela, em folha e facial. Brincadeiras como a dança das cadeiras também fizeram parte do repertório. Já os adultos participaram de oficinas relacionadas à reciclagem de papel: processos da reciclagem de papel e confecção de produtos artesanais a partir do uso do papel reciclado (chaveiros, colares e pulseiras). Após as oficinas, houve espaço para inscrições em diversos cursos do Centro Produtivo Gasômetro.Foto 10.04.15 - 2

Em meio a tanta animação e alegria, foi proposta uma atividade, onde adultos e crianças retrataram em uma tela, por meio de desenhos feitos com pinceis e tintas, suas realidades e fantasias pessoais e coletivas. A interação entre adultos e crianças, pais e filhos foi comovente.

Um dos atributos especiais desta comemoração foi a participação de pessoas em situação de rua, indivíduos com dependência de substâncias químicas e outras problemáticas que colaboram e se relacionaram com todos de uma forma amistosa e promissora.

Foto 10.04.15 - 5

Foto 10.04.15 - 1

Redação:

Assiantura-Comunicação-I