Participação na Roda de Reflexão das Práticas e Fazeres do Cotidiano

No dia 28 de novembro, sexta-feira, aconteceu o 5º encontro da “Roda de Reflexão das Práticas e Fazeres do Cotidiano”. A Casa de Marta e Maria, Casa de Simeão e Casa São Lázaro participaram da capacitação, comparecendo com sua equipe técnica, gestores e conviventes que representavam os respectivos centros.

A “Roda de Reflexão das Práticas e Fazeres do Cotidiano” surgiu de uma pesquisa realizada no final de 2013, em todos os centros de acolhida da cidade de São Paulo, cujo objetivo era identificar, discutir e adequar a prestação de serviços aos conviventes destes equipamentos.

Ao longo de 2014, foram realizados vários encontros, onde gerentes, assistentes técnicos, psicólogos, assistentes sociais, orientadores, supervisores e funcionários do CREAS participaram ativamente, debatendo e analisando todas as questões levantadas, com o intuito de aperfeiçoar e harmonizar toda a rede, em prol das pessoas que utilizam e necessitam.

Sempre em um clima muito acolhedor e receptivo, as atividades abordaram duas questões essenciais:

“Quais mudanças que você identifica no serviço nos últimos seis meses”

“Quais mudanças ainda são necessárias?”

Houve uma participação interativa e expressiva por parte dos conviventes que não tiveram receio em pontuar e expor suas satisfações e suas frustações. As devolutivas foram riquíssimas, proporcionando um embasamento que, com certeza, nos direcionará para a construção de uma rede mais humana, efetiva e propícia aos interesses dos usuários.

Informalmente, os participantes unanimemente manifestaram que, a “Roda” é uma atividade vital no que concerne ao aperfeiçoamento dos serviços e, consequentemente na capacitação de todos os funcionários envolvidos.

Um dos usuários de uma das unidades da Reciclázaro, quando indagado sobre o que sentiu ao participar da atividade, testemunhou: “Hoje, por algumas horas, me senti uma pessoa normal, com amigos e família. Pois vocês me fizeram sentir como parte de uma família. E isso, ninguém pode tirar de mim!”

Parabéns à SMADS pelo excelente iniciativa, organizada e conduzida pelas profissionais Denise Freitas e Emília Cipriano.

1. Roda da Reflexão - 28.11.14

2. Roda da Reflexão - 28.11.14

3. Roda da Reflexão - 28.11.14

4. Roda da Reflexão - 28.11.14