Semana Meio Ambiente em Ação promove conscientização

Na primeira semana de junho o CEFOPEA celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, trazendo uma programação especial com o apoio de parceiros. De atividades gratuitas, abertas ao público, às voltadas para profissionais e estudiosos da área, a ocasião reuniu cerca de 50 pessoas em prol da conscientização sobre a frágil situação do nosso planeta.

Com uso de conceitos da bioconstrução, os participantes puderam montar e plantar uma mandala de ervas medicinais, durante o workshop. Feita com tijolos ecológicos e cob, ela é baseada na permacultura e considera as necessidades das plantas e a capacidade da natureza para supri-las, criando diversos microclimas em um pequeno espaço. Do mais seco, no alto, ao ambiente mais úmido e sombreado, na base, esse tipo de estrutura oferece possibilidades para cultivar espécies com necessidades diversas, como alecrim, tomate, salsa, etc

O olhar sobre novas possibilidades de produção para uma alimentação saudável e livre de substâncias tóxicas também fez parte da programação. Por meio de visita monitorada, o público conheceu de perto o sistema de aquaponia localizado no CEFOPEA, que permite cultivar plantas sem o uso do solo, aproveitando a água proveniente da criação de peixes como fonte de nutrientes.

Buscando intensificar o contato com o verde, foi realizada uma palestra para desvendar os mistérios das orquídeas. Em parceria com a OHQUÍDEA, o evento trouxe os substratos, vasos e fertilizantes adequados e proporcionou a adoção e recuperação de uma dessas joias da natureza.

Voltado para profissionais e estudiosos da área, o treinamento de arborização urbana, realizado pela Fealq, Arboreo.net e Engemaia, abordou as dificuldades e principais problemas encontrados em relação às árvores nas áreas urbanas, tais como pragas e doenças, tratamentos, etc.

O CEFOPEA

Pertencente à Associação Reciclázaro, o CEFOPEA ( Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental) atua desde 2008 para capacitar e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. Em seus 10 mil m2, concentra diversos sistemas ecologicamente sustentáveis e oferece programação aberta ao público, com cursos e palestras, visitas monitoradas para empresas, escolas e organizações sociais.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das próximas atividades: facebook.com/reciclazaro e instagram.com/reciclazaro.