Manifestações pelas causas em favor da pessoa idosa marcam o Junho Violeta

A Associação Reciclázaro aderiu mais uma vez à campanha Junho Violeta, em prol da conscientização e combate às agressões contra a pessoa idosa, com a participação em manifestações ao longo do mês.

Quem esteve à frente das ações foi o Progapi, que fez parte da comissão organizadora da 12ª Caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizada em parceria com o Garmic.

Para esquentar o evento, os conviventes da Casa de Simeão participaram de rodas de conversa e foram às sacadas do prédio deste Centro de Acolhida, em um protesto simbólico, com cartazes pedindo respeito aos seus direitos.

No dia 15/06, a região central da cidade foi ocupada pelos idosos, que apresentaram uma carta aos parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, contendo pedidos para a implantação de políticas públicas de proteção, ampliação de serviços, revisão da meta 17 do Programa de Metas 2021/2024, bem como destacando os índices de violência contra a população negra.

O documento, construído em conjunto com os idosos, foi assinado por diversas instituições: Garmic, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Casa de Simeão – Associação Reciclázaro, Instituto GERA, RPDI, ABAESP, Casa de Clara - SEFRAS, Centro de Referência do Idoso - CRECI, Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa do Colegiado Leste, Fórum Permanente de Políticas Públicas da Pessoa Idosa - Região Central, Fórum de Assistência Social de São Paulo - FASSP, Coletivo Envelhecer, Centro Dia para Idosos Bom Retiro - SASF Bom Retiro, Sindicato dos Comerciários de São Paulo e CMP/UMMSP.

A chuva não atrapalhou a entrega da carta, que foi protocolada em secretarias, comitês e gabinetes. Como fruto da ação, diversas autoridades, tais como vereadores e deputados, foram acionados em prol das causas da população idosa. Em breve também será realizada uma audiência com o prefeito da cidade. 

PROGAPI

Criado em 2009 pela Associação Reciclázaro, o Programa de Atenção à Pessoa Idosa apoia e fomenta iniciativas para aprimorar a qualidade de vida e a autonomia dos idosos, atuando de forma independente e em parceria com as instituições públicas e privadas, além de Organizações da Sociedade Civil.

GARMIC

O Grupo de Articulação de Moradia para Idosos defende os direitos de idosos em vulnerabilidade, especialmente no que diz respeito à moradia, e funciona como centro de informação, articulação, assessoria e reivindicação.