II Encontro da Rede de Organizações Cáritas e afins da América Latina e Caribe

BASE-MEIO-RGB---27.11.15

Aconteceu, no período de 09 a 13 de novembro, na cidade de Lima, Peru, o “II Encontro da Rede de Organizações Cáritas e afins da América Latina e Caribe: Envelhecimento com Dignidade e Direitos”. A Rede é integrada por: Cáritas da Bolívia, Cuba e Peru, a Pastoral da Pessoa Idosa – Conferência Nacional Bispos (Brasil), a Associação Reciclázaro (Brasil), a Pastoral Social da Arquidiocese de Panamá, a Rede Latino-Americana de Gerontologia (RLG) e da Fundação para o Bem-Estar do Idoso da Arquidiocese do México (FUNBAM). Representando a Associação Reciclázaro participaram as assistentes sociais do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PROGAPI), Andréa Poscai e Fabiana Guergues.

A rede é composta por organizações de solidariedade, formadas por entidades de Cáritas e afins que trabalham na promoção da dignidade e do exercício dos direitos das pessoas idosas, promovendo ações de participação, formação e apoio para a sua organização, defesa dos direitos reconhecidos em cada país, o diálogo entre gerações, da consciência social e participação.

Neste ano, paralelamente ao encontro, aconteceu um foro público, no dia 10 de novembro cuja temática central foi “Envelhecer com Dignidade – Velhos e Novos Desafios” que abordou principalmente as questões previdenciárias não contributivas no Peru, assunto que atinge diretamente as pessoas idosas no país. Assim, foi possível confrontar as diversas conjunturas e a realidade brasileira que tem como amparo ao idoso o benefício de prestação continuada (BPC).

Capa livro 26.11.15Durante o encontro aconteceu também o lançamento do livro Sistematização de Experiências de Trabalho Gerontológico Comunitário na América Latina e Caribe”, uma coletânea de experiências de trabalhos com idosos, desenvolvida junto às comunidades de diversos países, onde a Reciclázaro compartilhou a experiência comunitária realizada no Jardim Pantanal, bairro localizado extremo zona leste da capital paulista. O livro está disponibilizado gratuitamente. Clique no livro e baixe o arquivo.

O encontro também oportunizou o apoio mútuo entre as entidades e a troca de experiências, através dos intercâmbios. O intercâmbio teve início com a apresentação dos trabalhos com idosos que cada organização realiza. O encontro aconteceu durante a reunião do grupo “Mesa de Concertación del Adulto Mayor de Arequipa – MCAM”, que expos a dinâmica da atuação de um espaço democrático que reúne diversos grupos, formando uma rede de envelhecimento com o trabalho direcionado para promoção de incidências públicas para o segmento.  Participaram deste encontro, representantes da Universidade Católica de Santa Maria, Governo Municipal de Arequipa e membros da mesa de Concertação. A Reciclázaro, representada por Fabiana Guergues juntamente com Cáritas Cuba, representada por Shirley Nuñez vivenciaram essa gratificante experiência.

Ao final, houve uma ação intergeracional realizada entre crianças de uma escola pública, de 07 a 11 anos, e idosos com idades distintas. A ação consistia em fomentar a integração dos diversos grupos, despertando espírito de cooperação, solidariedade e respeito. Os idosos ensinaram e aprenderam e o inverso ocorreu com as crianças. Um exemplo que nos ensina que, para romper com os preconceitos mútuos de uma geração em relação à outra, a melhor forma de superação é a convivência respeitosa entre os grupos.

Durante este ano, a Rede realizou ações de trabalho em conjunto com os países, através das comissões de trabalho formadas, intercâmbios de experiência, socialização dos trabalhos realizados em cada país e o próximo encontro está agendado para 2016, em Cuba. 

Clique abaixo e confira as fotos:

Fotos 26.11.15

Redação:

Assiantura-Comunicação-I