Fortalecendo laços no Brás

Capa-SITE---Corpo-matéria-20.03.15

Todos os dias, os profissionais da Reciclázaro e rede de recursos comunitários (pessoas da comunidade, organizações sociais, comerciantes e Igreja Bom Jesus do Brás), tem exercido o trabalho comunitário, atuando junto às famílias e pessoas em situação de rua no bairro do Brás.

Trabalhar na comunidade é a tendência de qualquer ação social. O desenvolvimento pessoal não só passa pela participação comunitária, mas depende dela.

O trabalho comunitário é expresso de forma simples. Estar na comunidade é uma das premissas do trabalho, pois ali são vivenciadas as contingências do cotidiano, problemas, dificuldades, e todas as nuances das relações humanas, com suas falhas e potenciais.

Todo ser humano possui uma carga de conhecimento e experiência de vida e o trabalho comunitário objetiva conscientizar que cada indivíduo é o protagonista de sua própria vida e traz dentro de si, potencialidades para a transformação de sua realidade.

Estabelecer uma relação de confiança com as pessoas da comunidade é essencial para a obtenção de resultados significativos e efetivos. A atuação diária visa conquistar essa relação de confiança, fazendo com que os

profissionais estreitem relações com o público alvo e traga à tona seus conteúdos e experiências de vida, para traçar estratégias individuais.

Desta maneira, o trabalho com as pessoas da comunidade é permitir que elas desenvolvam e fortaleçam suas relações interpessoais e com os serviços, sejam públicos, privados ou de Organizações não Governamentais.

Não se trata de ir e fazer apenas a pergunta “Quais são os problemas de vocês?”, mas principalmente questionar: “Quais as soluções que existem nesta comunidade e nesta pessoa?”.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I