Dia das Crianças com sustentabilidade em projeto da Casa São Lázaro

Neste ano, o plástico deu lugar à sustentabilidade no Dia das Crianças Solidário. A ação, que é tradicionalmente realizada por voluntários do Itaú-Unibanco e distribui brinquedos aos alunos das escolas municipais da região do Brás, contou com o apoio da Casa São Lázaro para a confecção de bonecos de tecido.

Esta unidade da Associação Reciclázaro elaborou o projeto que englobou a pesquisa de fornecedores, modelagem, desenvolvimento dos moldes e capacitação dos artesãos para a produção. Foram cerca de 4 meses de atividades, como a criação de grupos com aulas sobre ecologia e sustentabilidade, consumo consciente e recursos naturais, bem como o contato com a cultura nacional.

A coleção abraçou personagens do folclore, como Iara, Curupira e Boto-cor-de-rosa. Os 427 bichinhos de pano criados pelos conviventes substituíram os brinquedos feitos em plástico. Em geral estas peças frágeis raramente podem ser reparadas quando quebram e acabam sendo descartadas em um curto espaço de tempo. Além de prejudicar o meio ambiente, elas também podem afetar a saúde das crianças, por conta de componentes químicos, como os ftalatos utilizados durante o processo de fabricação do PVC, e metais pesados, como cádmio e chumbo.

A iniciativa une não apenas solidariedade e geração de renda a partir do trabalho artesanal para colaborar com a redução dos impactos ambientais e a promoção do consumo consciente, como também resgata a tradição dos bonecos de pano.

As doações foram realizadas em horários agendados nas escolas, para evitar aglomerações.