O Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de outubro, ganhou comemorações especiais no MOPI e na Casa de Simeão, que criaram uma programação repleta de atividades ao longo de todo o mês.
A iniciativa reafirma o compromisso destas unidades da Associação Reciclázaro com a promoção do envelhecimento ativo e saudável, com o engajamento às políticas públicas e à participação plena das pessoas idosas na sociedade.
Confira as primeiras ações:
Baile especial e bingo de estimulação cognitiva
No dia 01/10, uma versão especial do tradicional baile do MOPI animou os conviventes, e ninguém ficou parado.
Para estimular a cognição e a concentração, um bingo adaptado com expressões aritméticas, seguido por rodadas no formato tradicional, completou a tarde. A atividade, mediada pelos estagiários em Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), garantiu a interação e a diversão, com prendas e um lanche feito com carinho.
Aulão aberto de Ritmos Dance: anos 60
Uma revisita aos anos 60 contagiou a todos na aula aberta de Ritmos Dance, em 4/10, com os professores Karina e Rick Mello, no MOPI. Os trajes típicos e as músicas convidaram a todos para uma viagem no tempo, revivendo memórias.
1ª Caminhada do Dia Internacional da Pessoa Idosa
A Casa de Simeão, por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PROGAPI), realizou a 1ª Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, com trajeto programado da Praça da República ao Theatro Municipal de São Paulo, na região central da cidade.
A manifestação, realizada no dia 01/10, buscou trazer visibilidade e pleitear melhores condições de saúde, moradia, assistência social, cultura, alimentação e inclusão no mercado de trabalho para as pessoas idosas.
Autoestima
Ainda no dia 01/10, uma atividade com a psicóloga da Casa de Simeão sensibilizou os conviventes sobre a autoestima no processo de envelhecimento, a importância da interação social, das atividades físicas e do acesso à cultura.