Da alfabetização à produção de um jornal

Desde o ano passado, a Reciclázaro atua, em parceria com a Associação AlfaSol, na realização do Curso de Alfabetização de adultos, aberto aos beneficiários dos serviços da Rede de Proteção Social da cidade de São Paulo. O curso também reuniu trabalhadores da construção civil que tomaram conhecimento da oportunidade através do Instituto Cyrela, parceiro da iniciativa ao lado da AlfaSol e da Reciclázaro.

Em 2014, foram ao todo 17 alunos certificados, sendo quatro deles encaminhados pelas unidades de centros de acolhida da associação, um é cooperado da Central de Coleta Seletiva Vitória do Belém e outro é usuário da República de Idosos do Tatuapé.

Idosos da comunidade do Belém, onde são ministradas as aulas, integraram o grupo de certificados na formatura do sábado, 13 de dezembro, realizada no CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental.

Um dos grandes momentos do curso foi a realização do trabalho de conclusão, quando os alunos produziram um jornal com relatos de suas histórias de vida. A elaboração do trabalho trouxe o exercício da escrita à mão e, consequentemente a finalização no formato digital, atividades mediadas pela professora Thaís de Abreu. Pela metodologia da AlfaSol, referenciada em Paulo Freire, a construção do conhecimento parte da vivência do próprio aluno na atribuição de sentido às palavras. Esta prática se definiu como iniciação à “Leitura de Mundo” da qual o aluno é o protagonista.

Para enfatizar esse conceito, o jornal produzido preservou toda forma de expressão, inclusive alguns erros de português, entendidos no processo de empoderamento dos alunos.

   Clique abaixo e confira o jornal na íntegra.

Capa - Jornaldoensino