Curso de Inclusão Digital para Idosos e Familiares

IMG-20150122-WA0017

As transformações sociais provocadas no último século em decorrência das inovações tecnológicas exigiram das pessoas uma rápida adaptação a esse novo mundo digital. Muitos idosos não conseguiram acompanhar esse processo de transição, ficando à margem em muitas áreas sociais, e o que é pior, deixaram de usufruir aos inúmeros benefícios proporcionados pela dita “Era da Informação”.

Diante deste desafio, o PROGAPI – Programa de Atenção à Pessoa Idosa criou um espaço de formação digital para idosos e seus familiares, no bairro do Belém, zona leste da capital paulista. As aulas ocorrem em nosso laboratório de informática e são ministradas por um profissional da área de tecnologia com experiência e didática apropriada para atuar com essa população.

O conteúdo das aulas é planejado partindo dos princípios básicos: apresentação aos periféricos (teclado, mouse, monitor, etc.), compreensão das terminologias mais utilizadas (como hardware, software, wifi, login, etc), operação de programas (editor de texto, planilha de cálculos, criação de apresentações e administrator de e-mails), além de introdução à internet, redes sociais (facebook, youtube) e aos sites de pesquisas.

O diferencial do nosso curso é que, além de possibilitar o acesso ao conhecimento tecnológico, proporcionamos oportunidades de inclusão social e profissional. Através de dinâmicas de trabalho em grupo, atividades recreativas e confraternizações em datas festivas, promovemos uma socialização integrativa entre os alunos do curso para desenvolver um espirito de solidariedade e cooperação. Isso facilita o processo de apreensão do conhecimento e torna as aulas mais dinâmicas e divertidas.  Eis os depoimentos de alguns alunos:

Maria Salete

“Eu já fiz outro curso de informática, mas o professor falava muito rápido. Aprendi bem pouco… Agora o professor daqui fala bem explicadinho e a gente pode perguntar mil vezes, que o professor tem muita paciência com a gente da terceira idade. O que mais gosto nas aulas de informática é quando o professor deixa a gente jogar joguinhos, eu gostei também de conhecer o nosso amiguinho Google, a gente pergunta e ele responde (riso) ”.

Maria da Salete Silva Farias -64 anos (aluna)

 

Maria Bueno

“Estava deprimida, tristonha… Na cama e não queria sair de casa até começar o meu curso de computador aqui com vocês, estou pagando um computador à prestação, mas não sabia mexer, queria muito aprender para pegar receitas. Fiquei sabendo dasaulas de vocês e foi uma felicidade…aprendi a mexer e já fiz várias receitas. Gosto de vir as aulas, pois fiz amigos aqui no curso e no dia que tenho que faltar para ir ao médico fico triste.” 

Maria Aparecida Bueno – 62 anos (aluna)

 

 

Nosso objetivo é promover um espaço de aprendizado em uma atmosfera descontraída, criativa e solidária, estimulando o processo cognitivo e a formação continua para a terceira idade.

Informações sobre o curso:

Curso de Inclusão Digital para Idosos e familiares (PROGAPI)

Programa de Atenção à Pessoa Idosa

Local: Av. Ariston de Azevedo, n 10 – Belenzinho – São Paulo/SP

Horários: das 14hs às 16hs

Tel: (11) 2081-3673 – com Fabiana

Atividade totalmente gratuita

Vagas disponíveis (atendimento somente no período da tarde)