Curso de AQUAPONIA no CEFOPEA

1.-Arte-divulgação-FACE---Curso-de-Aquaponia

O Projeto Incluindo Novos Sabores visa transformar o CEFOPEA em um centro de referência e capacitação em métodos de produção de alimentos com baixo investimento e de fácil acesso a todos, desenvolvendo consciência e educando a comunidade para o consumo saudável, e melhor aproveitamento dos alimentos.

Utilizando atividades teóricas e práticas, serão ministradas oficinas de produção não convencionais de alimentos, trazendo ao público alvo uma diversidade de sistemas com menor impacto ao meio ambiente e que agreguem maior valor na qualidade alimentar, como as oficinas de produção em sistema de aquaponia.

Aquaponia é a criação de peixes integrada ao cultivo de plantas. De forma simbiótica, as plantas usam as sobras e os excretos dos peixes como alimento, limpando novamente a água para os mesmos. Assim, temos a produção de plantas e peixes de forma mais econômica e orgânica, sem descartar ou trocar a água. O sistema fica mais eficiente a cada ano, sem necessidade de limpeza dos tanques de cultivo!

​Não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água, usando como mídia de sustentação, entre outros, a argila expandida, brita ou fibra vegetal. Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas, corredores, lajes e outros.

​Na Aquaponia há uma eficácia de até 40% no cultivo, isso significa mais produção em menos tempo, o que se resume em economia de recursos e energia, todo sistema é 100% orgânico, uma vez que qualquer químico tóxico causaria a morte dos peixes, a fonte de nutrientes principal.

Esse curso é patrocinado pelo Instituto Cyrela e Fundação Cargill.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I

A