Conselhos para uma navegação mais segura

BASE-SITE-RGB---18.08.15-I]

Você, como a maioria dos internautas, deve ter o costume de navegar pela internet e navegar vários sites por dia. Por essa razão, seu computador fica exposto a diversos vírus, que se escondem e se disfarçam esperando um deslize seu.

Com esse problema em vista, listamos aqui alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação do seu computador. Confira:

Se você não sabe quem foi que enviou a mensagem, evite clicar em qualquer link. Isso serve tanto para mensagens instantâneas (Google Talk, Facebook, Skype, etc.) quanto para e-mails.

Também tome cuidado com mensagens enviadas com supostos de acontecimentos surpreendentes da atualidade. Pode ser mais um golpe.

Use senhas complexas e troque-as regularmente. Não salve suas senhas em computadores de uso público. Prefira sempre usar suas máquinas pessoais.

É bom tomar muito cuidado na hora do download. Alguns sites oferecem links falsos, enquanto o link real para o arquivo está escondido em letras menores. Também evite instalar barra de ferramentas.

Isso não serve apenas para o antivírus. É fundamental que tudo esteja atualizado. Deixar o navegador na versão mais recente – seja o Chrome, Safari, Opera, Firefox ou Internet Explorer – diminui os riscos de navegar na web – afinal, as atualizações normalmente corrigem também falhas de versões anteriores que podem ser exploradas por alguém mal intencionado. Também atualize o seu sistema operacional. As atualizações não apenas incluem novos recursos como também corrigem falhas anteriores, e elas são muito mais importantes para a correção do que para as novidades.

Cuidados nas redes sociais

Cuidado ao publicar seus dados na rede social. Alguns dos criminosos utilizam o recurso de lembrete de senhas que fazem perguntas sobre preferências e fatos da vida do usuário. Datas de aniversário, nome de parentes e animais pode fornecer dados importantes sobre senhas e lembretes.

Fonte: Gizmodo, Info e TecMundo

Redação:

Felipe Menezes                                            

Produção realizada em colaboração com a:

logo Eu amo o Brasil II