CEFOPEA

« Voltar
cefopea_logo-01

Em seus 10 mil m2 de área verde, o Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) oferece um raro passeio interativo, didático e lúdico, que proporciona o contato com aspectos ligados à ecologia, à fauna, à botânica e, principalmente, voltados para a preservação do meio ambiente.

Administrado pela Associação Reciclázaro, oferece cursos, palestras, serviços de consultoria, jardinagem e intervenção paisagística, além de programação aberta ao público. Atende escolas, empresas, organizações sociais e a comunidade em geral. Além disso, funciona como um grande polo de capacitação para as pessoas atendidas pela Reciclázaro, proporcionando formação àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

Cada pedacinho do Cefopea possibilita a percepção dos fenômenos e processos naturais do meio ambiente, colabora para a conscientização sobre os impactos provocados pela ação humana e o exercício de preservação da saúde do planeta.

O Cefopea recebe estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. O conteúdo oferecido nas visitas monitoradas complementa e reforça os temas trabalhados em sala de aula e auxilia o aprendizado por meio do suporte de profissionais especializados, além de uma estrutura completa, um verdadeiro laboratório verde que traz diversos sistemas ecologicamente sustentáveis.

O Cefopea oferece às empresas uma experiência interativa, didática e transformadora. O conteúdo das visitas monitoradas desperta nos visitantes novos olhares sobre a preservação do meio ambiente e conta com o suporte de profissionais especializados, além de uma estrutura completa.

INFORMAÇÕES:

2662.6030, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

ATIVIDADES E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NO CEFOPEA

Aquaponia é a cooperação entre Aquicultura (criação de organismos aquáticos) e Hidroponia (cultivo de plantas sem a utilização de terra). Essa tecnologia é uma alternativa à agricultura convencional e tem como objetivo o melhor aproveitamento de água, a redução da quantidade de resíduos produzidos e o uso eficiente dos espaços e recursos naturais disponíveis (RAKOCY, 2007). Todo o processo em um sistema aquapônico conta com a participação dos peixes, plantas, bactérias nitrificantes (responsáveis por transformar resíduos em nutrientes para os vegetais), fonte de energia luminosa e oxigenação (RAKOCY, 2007). Para saber mais sobre a Aquaponia Cefopea ou marcar uma visita entre em contato.

Patrócinio Fundação Cargill

A Biodigestão é o nome dado a um processo de degradação da matéria orgânica que ocorre naturalmente no ambiente. Este processo é realizado por diversas bactérias ou outros tipos de vida microscópica em ambiente anaeróbio (sem a presença de oxigênio). As etapas deste processo, as quais cada uma envolve um grupo de bactérias, vão quebrando os orgânicos, até que na fase final, a metanogênese, seja formado como subproduto o Metano. O metano (CH4) também conhecido como gás natural, pode ser queimado e utilizado em vários processos, desde a geração de energia em geradores como em uma boca de fogão. O subproduto líquido de todo o processo de degradação, assume uma forma estabilizada que também tem grande utilidade, este líquido de coloração amarronzada é um tipo de biofertilizante que pode ser aplicado na agricultura e otimiza os resultados da produção. Para saber mais sobre Biodigestor do Cefopea ou marcar uma visita entre em contato.

A água é um recurso fundamental para a vida e também para diversos processos industriais e/ou cotidianos na sociedade. Para otimizar o uso deste recurso, uma solução de relativo baixo custo é a captação da água da chuva. Captando esta água de maneira correta, podemos utilizá-la em algumas atividades do nosso dia a dia. Dessa forma podemos reduzir o consumo de água potável tratada, e direcionar o uso desta majoritariamente para consumo humano. Com a água captada da chuva, podemos focar em atividades como limpeza da casa ou calçadas, rega de plantas, descarga sanitária e entre outras principalmente de limpeza. O acesso à água potável é direito de todos, captar a água da chuva é processo que envolve a consciência coletiva de que quanto mais consumimos água de abastecimento, maior a chance de faltar água para alguém, e nós não queremos isso. Para conhecer os sistemas de Captação de água da Chuva do Cefopea ou marcar uma visita entre em contato.

A energia fotovoltaica é uma fonte energia renovável, considerada uma opção extremamente vantajosa do ponto de vista ecológico, social e financeiro. Isso porque, não agride o meio ambiente, é inesgotável, imune aos riscos de desabastecimentos e propicia à redução dos gastos de consumidores finais com energia elétrica. Entretanto a utilização da energia fotovoltaica depende da seguinte trajetória: painéis solares são instalados com a posição ajustada para captar de forma mais eficiente à radiação através de células existentes nas placas solares gerando energia solar, essa energia será transportada até o inversor solar, onde será convertida em energia elétrica para que essa possa ser então utilizada. Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos, o “on-grid”, que envia a energia gerada pelas placas direto para a concessionária, e o “off-grid”, onde a energia gerada é armazenada em baterias como no caso do sistema do CEFOPEA, garantindo assim energia mesmo em dias nublados onde haverá pouca captação de radiação solar. Para saber mais sobre o sistema de Energia Fotovoltaica do Cefopea ou marcar uma visita entre em contato.

Cada vez mais a sociedade vem compreendendo a importância de saber a origem de seus alimentos e de produzi-los em seus lares. Com esta prática é possível diminuir o gasto com alimentação, ter certeza da origem de seu alimento e evitar o consumo de alimentos com produtos químicos. Em função desta percepção e demanda da sociedade, a agricultura urbana vem crescendo cada vez mais como hábito dentro das grandes cidades. Além disso o contato com a natureza vem se tornando outra demanda crescente nas grandes cidades pela dificuldade de acesso a ambientes vegetados e também como forma de fuga da freneticidade do dia a dia urbano. Porém surge então uma dificuldade, no ambiente urbano o metro quadrado de espaço é muitas vezes custoso, ou então de difícil acesso dentro dos lares. O indivíduo pode ter vontade de cultivar seu próprio alimento mas não dispor de terreno dentro de seu lar, muitas vezes em prédios ou casa apertadas. As Hortas Verticais surgem neste cenário como uma ótima solução para esta problemática. O meio urbano é um ambiente com estrutura acentuadamente vertical, característica perfeita para a implementação de estruturas verticais de cultivo ou paisagismo.

A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas conforme a necessidade. Ao longo dos séculos, ela vem sendo aprimorada, chegando aos dias de hoje a sistemas pontuais, modernos e sustentáveis, em que a água é fornecida para as plantas por meio de gotejamento e/ou aspersão no momento, local e quantidade adequados a cada cultivo. Como resultado, possibilita a redução de gastos hídricos, evitando o desperdício e favorecendo uma colheita mais farta e rentável. No CEFOPEA, sensores instalados nas hortas enviam informações sobre a umidade atual dos canteiros para uma central. Assim, havendo a necessidade de irrigação, o sistema realiza sozinho o processo, utilizando a água proveniente da chuva. Nas hortas do espaço é possível encontrar alguns sistemas de irrigação por gotejamento e outros por aspersão, todos garantindo o bom desenvolvimento das hortaliças, reduzindo o trabalho manual e evitando o desperdício. 

Existem alguns métodos de tratamento de resíduos orgânicos possíveis, cada um deles pode ser mais adequado para certos grupos e tipologias de orgânicos ou objetivos finais. Um fator que divide os métodos existentes em dois grandes grupos é a presença de oxigênio. Portanto existem os processos que dependem da não presença de oxigênio (anaeróbios) e os que dependem da presença adequada de oxigênio (aeróbios). A compostagem é um processo que depende da presença de oxigênio, um processo aeróbio. Podendo ser modelada de várias maneiras e com alguns objetivos, a compostagem é um tipo de sistema que realiza a degradação e quebra das moléculas de matéria orgânica através de seres vivos, sejam bactérias como na compostagem termofílica ou outros tipos de seres como na vermicompostagem que na maioria dos casos utiliza minhocas para tratar os orgânicos. Temos alguns tipos de sistemas de compostagem aqui no Cefopea, quer vir conhecer os métodos que utilizamos e aprender mais sobre compostagem? Venha fazer uma visita ao nosso espaço, entre em contato.

As minhocas são um ser especial, não é à toa que são muito mencionadas nas aulas de biologia dos colégios ou seminários universitários. Elas são classificadas como  um verme, e podem ser utilizadas para diversos objetivos. Assim quando falamos de compostagem, as minhocas podem ser utilizadas para este objetivo, tratamento de resíduos orgânicos. Porém um criação de minhocas pode ter outros objetivos, majoritariamente sendo eles para além do tratamento de orgânicos, a produção de húmus ou a própria procriação das minhocas para multiplicação e usos variados. Mesmo tendo objetivos diferentes, uma criação sempre acaba atingindo os outros objetivos necessariamente. Porém quando se estabelece uma meta a melhor maneira é otimizar o processo para o seu objetivo estabelecido. Como valorizamos muito essas criaturinhas, além de possuirmos sistemas que focam em tratar resíduos e produzir húmus, também possuímos um sistema de reprodução, uma minhocultura aqui no espaço. E para o processo de tratamento de resíduos e produção de húmus possuímos muitos minhocários domésticos por aqui também, elas estão bem presentes no nosso dia-a-dia aqui no Cefopea. 

A interação com a natureza auxilia no equilíbrio emocional, a vivência com a natureza é algo muitas vezes difícil de encontrar na Cidade de São Paulo. Trânsito, carros, buzinas, metro, metas, datas, pessoas com pressa. Essa é a realidade desta grande cidade. Esse cotidiano acelerado causa impacto negativo no psicológico das pessoas, independente das idades. Estamos em uma era onde tudo se trata de visual, cartazes na rua querendo chamar sua atenção, mídias digitais onda tudo o que conta é a imagem, pessoas olhando o dia todo para o celular. O sentido da visão é o mais estimulado nos tempos modernos, deixando de lado outros sentidos como o olfato e a audição.

Em função de todos estes fatores, montamos em nosso espaço uma área para realizar esta atividade que chamamos de Jardim Sensorial. O objetivo é estimular tanto o contato com a natureza, quanto os outros sentidos que muitas vezes são deixados de lado no nosso dia a dia. Além disso a atividade também busca trabalhar a confiança do participante. Para esta atividade o participante tem os olhos vendados e fica descalço. Ele passa por um percurso com diversos tipos de pisos com texturas diferentes, sendo guiado por um instrutor. Também faz parte do percurso passar por uma sessão de plantas aromáticas onde o olfato é estimulado a sentir os diversos cheiros que a natureza produz.

Para podermos ter uma produção bem estruturada no espaço do Cefopea, possuímos um mudário. Este mudário possui um sistema de irrigação automática por timer. Dessa maneira podemos germinar nossas mudas dentro do nosso próprio espaço sem a necessidade de monitoramento constante. A estrutura deste mudário é feito com bambu tratado o que o torna ainda mais sustentável. Tanto mudas paisagísticas para o espaço, quanto mudas para as hortas passam em algum momento pelo nosso mudário.

O Saneamento Ecológico é a utilização de processos biológicos e ecológicos para o tratamento do esgoto, principalmente domiciliar. O esgoto domiciliar é composto de maneira  generalizada, por águas negras (provenientes dos vasos sanitários) e as águas cinzas (sem a presença de fezes). No Saneamento Ecológico o objetivo é minimizar ao máximo os impactos ambientais possíveis da emissão de esgoto, tratando-o previamente in loco, próximo a fonte geradora. No Cefopea o sistema de Saneamento Ecológico foi implantado para tratamento das águas cinzas oriundas do refeitório e das águas negras dos vasos sanitários do cooperativa de reciclagem Vitória do Belém. Este sistema é composto por três fases, caixa separadora de gordura, tratamento biológico por biodigestão sequencial e zona de raízes.

Um Sistema Agroflorestal é um sistema de produção agrícola que mistura suas culturas em uma estrutura para imitar uma floresta. Ao criar um ambiente semelhante a uma floresta, diversos benefícios e serviços ecológicos acabam sendo realizados pela própria natureza. Dessa forma o equilíbrio atingido no sistema é elevado e faz com que não haja a necessidade de tantas aplicações de controladores de pragas, mesmo que naturais, nem mesmo fertilizantes. O próprio ciclo natural fornece nutrientes às plantas de cada estrato e ciclo.

A área em que o Cefopea está localizado possui um histórico de degradação, ainda mais sendo localizada no coração da capital econômica do país. Realizamos um trabalho de regeneração do solo por plantio de leguminosas e estruturamos o início de um SAF. Possuímos algumas espécies frutíferas como pitanga, limão, jabuticaba, bananeira, etc.

Uma das grandes lutas que realizamos aqui no Cefopea é pela segurança alimentar, diversidade nutricional e agricultura urbana. Para tal, incentivamos a produção de PANC e possuímos algumas variedades. Para demonstrar a diferença destes dois grupos de alimentos vegetais, instalamos hortas elevadas onde de um lado o visitante pode ver o cultivo de plantas tradicionais as quais está acostumado e ver em feiras e mercados, do outro as PANC. Dessa maneira fica claro para o participante como existem uma variedade de plantas comestíveis e de ótimo sabor que podem ser incluídas em suas receitas.

Para trazer acessibilidade e esta experiência, estas hortas são elevadas, permitindo pessoas com dificuldade de locomoção, cadeirantes e idosos a interagirem com as plantas sentindo suas texturas e cheiros. Estas hortas são irrigadas com gotejamento, servindo também de aprendizado para o visitante sobre seu funcionamento.

O Brasil possui uma variedade de espécies gigantesca, tanto de plantas como de insetos. A abelha que estamos acostumados a ver e reconhecer na natureza é a apis melifera, esta espécie se popularizou e colonizou o mundo todo por ser de relativo fácil manejo e ser generalista, consegue polinizar uma gama enorme de plantas. Alguma espécies de abelhas são limitadas a um tipo ou grupo de plantas. Porém, a apis melifera não é uma espécie nativa do Brasil, é uma espécie exótica.

Para conscientizar os visitantes sobre esta temática e propagar o conhecimento sobre as espécies nativas do Brasil, no Cefopea possuímos uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão. Nossa colméia é da espécie Tetragonisca angustula popularmente conhecida como jataí. Elas não só servem como forma de educação dos visitantes como polinizam as flores do nosso espaço.

A construção civil é uma atividade geradora de resíduos, por essa questão métodos alternativos de construção vez sendo cada vez mais aplicados e utilizados. Um dos materiais muito utilizado atualmente é o bambu. O bambu é uma “madeira” ecológica pois cresce muito rápido na natureza e tem grande resistência. Para a utilização correta do bambu existem métodos de tratamento deste material para sua durabilidade maior, além de métodos de amarração.

No Cefopea temos algumas construções feitas com bambu, tanto corrimões para escadas quanto um quiosque. Tais estruturas foram implantadas em cursos de bioconstrução realizados no espaço e mostram a capacidade destes materiais para os visitantes.

O telhado verde é uma técnica de bioconstrução, esta técnica consiste em adequar a estrutura dos telhados para ser implantada forração vegetal. Os benefícios desta técnica são enormes como: melhora no isolamento térmica da edificação; melhor isolamento acústico; maior retenção de água auxiliando na drenagem etc. Para tal é necessário uma estrutura básica para manter essa forração, além da escolha das espécies certas para serem colocadas na estrutura.

Em função destes benefícios, implantamos em uma de nossas estruturas um telhado verde, para servir de mostruário aos visitantes. Este telhado também foi implantado durante curso deste tema, os benefícios são incríveis e notados pelos visitantes logo de cara, principalmente o isolamento térmico.

Um dos grandes destaques do Cefopea, tanto como em infraestrutura e sustentabilidade quanto em aspecto educacional é a Cooperativa Vitória do Belém. A cooperativa compartilha espaço com o terreno do Cefopea porém é independente e realiza o trabalho de triagem de recicláveis com excelência. Considerada uma Cooperativa modelo, sua infraestrutura se relaciona com o Cefopea no dia a dia e possui alto índice de sustentabilidade, água é captada de seu telhado, seu esgoto é tratado com saneamento ecológico, etc. Dividimos espaço com a Vitória do Belém nos permite aproximar a educação ambiental da discussão dos recicláveis. Podemos trazer aos visitantes um conhecimento respeito da reciclagem sendo vista na prática.

Outra Cooperativa também tem sua sede no Cefopea, esta é a Cooperativa Via Verde. Neste caso o objetivo da Via Verde não é a Reciclagem e sim a Jardinagem. Operando em modelo de Cooperativa, a Via Verde começou a partir de alunos das aulas de jardinagem lecionadas pelo próprio Cefopea. Um grupo de formandos decidiu formar uma cooperativa para trabalhos de manutenção e implantação de jardins e a Reciclázaro cedeu espaço para poderem se sediar no Cefopea.

Atuando principalmente na região do Belém, a cooperativa vem crescendo exponencialmente e atraí cada vez mais clientes. Além da equipe possuir grande conhecimento técnico, o contato diário com a equipe do Cefopea permite a troca de experiências e o desenvolvimento de trabalhos muito bem sucedidos. Para fazer orçamentos basta ligar no Cefopea!

Já ouviu falar no projeto ‘Cantos de Leitura’? Este projeto é uma iniciativa única no País que visa incentivar o hábito da leitura nas cooperativas de catadores. A ação, que tem patrocínio da Ball – líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas – foi desenvolvida em parceria com a Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais. O projeto foi implantado no CEFOPEA, pois o mesmo abriga uma das maiores cooperativas de catadores de recicláveis de São Paulo, a Cooperativa ‘Vitória do Belém’. A biblioteca foi a primeira do país a ser implantada, visando criar um espaço de leitura e educação não só para os cooperados; mas também para os alunos de duas escolas públicas próximas à cooperativa, além das comunidades dos bairros adjacentes.

Nosso acervo no ‘Cantos de Leitura’ conta com aproximadamente 1.200 livros de diversos títulos direcionados para crianças e adultos, além de material técnico sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

Área reservada para incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores das cooperativas de catadores, bem como entre visitantes e pessoas da comunidade. O acervo inicial conta com 1.200 títulos direcionados a crianças e adultos, além de material técnico sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente.

Além das tecnologias sustentáveis e uma enorme área verde, aqui no CEFOPEA você encontra a possibilidade de aprender e se capacitar de diversas formas. Uma das práticas voltadas à capacitação que temos em nosso espaço são os cursos de informática, com aulas gratuitas, que priorizam os mais vulneráveis, para que todos tenham a possibilidade de aprender e se qualificar.

Nosso laboratório de informática conta com todo o material e equipamento necessário para que seja possível aprender o conteúdo básico, ministrado por estagiários e voluntários da área. Caso tenha interesse ou conheça alguém que esteja precisando de uma oportunidade de qualificação, entre em contato e deixe seu nome em nossa lista de espera. Assim que as atividades forem retomadas, iniciaremos novas turmas.

Aulas de introdução à informática direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Contempla jovens, idosos e a comunidade em geral sem condições de acesso à internet.

Para demonstrar o ciclo de vida e a metamorfose que ocorre durante a vida de uma borboleta, nada melhor que um borboletário. Lá, colocamos lagartas de acordo com a espécie e o tipo de alimentação para poderem se desenvolver em borboletas e polinizarem nossas plantas. Além de garantirmos o sucesso do desenvolvimento desses belos seres, podemos mostrar para os visitantes as etapas do processo, os visitantes ficam encantados quando tem a sorte de ver alguma borboleta que acabou de nascer.

Espaço aberto, equipado com diversos aparelhos de ginástica, específicos para atender prioritariamente aos idosos da comunidade, incentivando a prática de exercícios corporais e colaborando para o envelhecimento ativo e saudável.

O cinema ecológico cuja estrutura de suporte para telão é feita a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente. Ambiente estruturado para apresentações visuais, palestras, debates, encontros e exibição de filmes com temáticas selecionadas de acordo com o público visitante.

Realizamos aqui no Cefopea Visitas Monitoradas, recebendo grupos de diversos tipos e idades. Os temas ambientais podem ser trabalhados em uma experiência de imersão e vivência que causa maior impacto e relevância do que apenas aprender em uma sala de aula. As visitas podem visar conhecer todas as tecnologias do Cefopea ou aprender de maneira aprofundada sobre algumas delas. Além disso diversos cursos são ministrados tanto pela equipe ambiental do Cefopea quanto por palestrantes externos visando propagar o conhecimentos da área ambiental.

Logo na entrada do Cefopea foi instalada uma linda parede verde, com algumas espécies de samambaias e irrigação automática, ela complementa o paisagismo do espaço. Muito procurada hoje em dia para paisagismo em locais com limitação de espaço a parede verde é uma alternativa muito interessante e bonita para ser aplicada. Já temos nossa parede verde a um bom tempo e a demanda de manutenção é muito pequena e fácil. Isso porque foi muito bem feita. Caso tenha interesse em conhecer e saber mais sobre instalação de paredes verdes entre em contato conosco e marque uma visita.