Caro amigo sócio-doador

O ano está terminando, é hora de fazer o balanço de conquistas que ficaram marcadas em 2013. Você, que apoia a Associação Reciclázaro, tem participação direta nos resultados que agora queremos compartilhar. Apesar dos resultados positivos, há muito a ser realizado ainda. Acompanhe:

Casa Guadalupe – Espaço de acolhida para mulheres portadoras do vírus HIV onde recebem carinho, dedicação, alimentação e medicamentos necessários ao tratamento. A casa, situada no bairro do Lapa, caracteriza-se pelo espírito comunitário que rege as relações entre os moradores do bairro e o público assistido. A casa fecha o ano atendendo a 10 mulheres.

Casa de Simeão – O programa de reinclusão de pessoas idosas com histórico de vulnerabilidade social comemora o acesso de 180 homens a direitos fundamentais, como proteção social, saúde e educação, na casa que os assiste com orientação para obterem benefícios sociais, revinculação familiar, documentação, serviços de saúde e atividade física, assim como cursos e oficinas.

Casa Marta e Maria – O núcleo de serviços especiais foi decisivo para a reconstrução de vida de 160 mulheres em 2013, vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, sendo 40 mulheres atendidas com seus filhos – um total de 86 crianças. O número de atendimentos chegou a 246 neste ano. O trabalho serviu de ponte à realização de cursos, a diversos serviços da rede pública e à recolocação profissional das mulheres atendidas na casa.

Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) – Projetos de educação ambiental e horticultura para comunidades da zona leste, inclusive 3 escolas públicas do Belém, Tatuapé e Vila Matilde, beneficiaram cerca de 200 alunos, familiares e moradores destas regiões com alimentação saudável e capacitação para construir e manter hortas comunitárias. Oitenta adultos em situação de vulnerabilidade social foram formados em Jardinagem, Técnicas de Produção de Adubo e em Texturização e Pintura Decorativa, no Cefopea, e encaminhados ao mercado de trabalho. Curso em parceria com a AlfaSol alfabetizou 15 adultos da rede de proteção social da cidade de São Paulo e outros 40 se capacitaram como cuidadores de idosos, via Progapi (Programa de Atenção à Pessoa Idosa), dentro do Cefopea. No mesmo local ocorreram ainda cursos como de Informática básica e avançada, Cooperativismo e oficinas de Mosaico, Musicalização e Stop Motion. Em 2013, 518 pessoas foram capacitadas nessa unidade, em todos os projetos, e 782 passaram por eventos e programações especiais de arte, entretenimento e cultura.

Cooperativa Recicla Butantã – A comunidade produtiva fundada pela Reciclázaro é hoje um exemplo de cooperativa no bairro do Butantã, que além de conscientizar e promover educação ambiental, integra seus cooperados por meio de ações geradoras de renda e de inclusão social. Em 2013, triou, processou e beneficiou 700 toneladas de materiais recicláveis, o que contribuiu diretamente para 22 pessoas melhorarem suas condições de vida e terem acesso a bens e serviços de forma mais digna.

Cooperativa Vitória do Belém – O projeto de uma cooperativa 100% sustentável saiu do papel em 2013 e já atende à coleta seletiva dos bairros do Belém, Vila Maria, Pari e Canindé, triando e encaminhando plástico, vidro, papel, metal, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado para a indústria recicladora. Esta operação se traduz em trabalho para 30 pessoas que estavam em situação de rua ou pobreza extrema. O projeto alcançará 90 pessoas em 2014 e 120 toneladas/mês de materiais recicláveis.

Núcleo de Serviços São Lázaro – O centro de acolhida ampliou sua capacidade de gerar trabalho e renda com as oficinas abertas neste ano. Superou a faixa de 100 pessoas capacitadas em artesanato, tapeçaria e confecção de peças por jateamento em vidro, e que deixam a situação de rua gradualmente, à medida que recuperam autonomia e melhores condições de sustentabilidade.

Padaria Pão de Moça – Dez usuárias da Casa Marta e Maria tornaram-se empreendedoras, ao ingressar no projeto da Padaria Pão de Moça, o negócio que é inteiramente gerido por elas e abastece três unidades da Associação Reciclázaro, além da comunidade do bairro do Belém.

Projeto Papel Social – Projeto de alcance socioambiental, lançado em 2011, recicla papel para a manufatura e comercialização de agendas, cadernos e bloquinhos. Os protagonistas, além de se profissionalizarem neste ramo de atividade e de multiplicarem boas práticas ambientais, restabelecem laços sociais e geram renda com a venda dos produtos. Em 2013, o Papel Social formou 47 artesãos com uma média de produção diária estimada em 150 folhas de papel reciclado. Foram comercializados cerca de 180 produtos em 2013.

República de Idosos no Tatuapé – A saída definitiva da condição de risco social vem sendo viabilizada com a participação do próprio idoso atendido pela Associação Reciclázaro. A república é um modelo de moradia gerida pelos idosos e que marca a transição para a chamada moradia autônoma. Em 2013, 12 pessoas deram este salto de qualidade em suas vidas.

Assim como é importante apresentar resultados, queremos ter notícias de você, amigo(a) doador(a). Entre em contato conosco, agende uma visita aos projetos que você ajuda a manter, pelo e-mail: casaguadalupe@reciclazaro.org.br
Opine, pergunte, dê sugestões.
Façamos uma comunicação mais pessoal e humana para que você continue a fazer parte desta comunidade inclusora, engajado(a) e corresponsável na missão de acolher e incluir os mais pobres da sociedade.

A Associação Reciclázaro quer fazer mais em 2014, um pouco mais de cada um de nós forma a comunidade sustentável.

Por favor, verifique se o seu cadastro está atualizado, preenchendo o formulário a seguir e o remeta à Associação Reciclázaro via e-mail (casaguadalupe@reciclazaro.org.br), correio para o endereço: Praça Alfredo Weiszflog, 37, Vila Romana, São Paulo/SP, CEP: 05045-050, aos cuidados de Camila.

Nome:
Endereço:
CPF:
Valor da doação:
Data de vencimento da doação:
E-mail:
Telefone:
Opinião, perguntas e sugestões:

Compartilhe esta carta com um amigo e o convide a também ser um sócio doador.

PAZ E ABENÇOADO NATAL A VOCÊ E SUA FAMÍLIA!