Virada da Maturidade recebe 150 participantes no CEFOPEA

Uma programação para exercitar o corpo e a mente, refletir sobre o bem envelhecer e a qualidade de vida na terceira idade. No dia 27 de setembro, por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa • PROGAPI, a Associação Reciclázaro estreou sua presença na Virada da Maturidade, trazendo atividades especiais no CEFOPEA.

Para os 150 participantes, entre eles 23 conviventes da Casa de Simeão, Centro de Acolhida Especial para Idosos coordenado pela Reciclázaro, o dia se iniciou com a apresentação de Ivete Pieruccini. Professora e pesquisadora, ela trouxe um pouco da trajetória do projeto Estação Memória, em que participantes com idades entre 80 e 90 anos relembram suas memórias e se conectam com as gerações mais jovens por meio de suas histórias de vida.

O diálogo sobre a longevidade como algo que pertence a todos nós esteve presente no workshop “Nós entre gerações”, realizado pela Fundação Semente Oré, propondo dinâmicas e técnicas corporais. Na sequência as cantigas de roda e danças promovidas durante a sessão de capoterapia, com Renata Catanho, apresentaram ao público um gostinho desta terapia alternativa que se utiliza de elementos da capoeira.

Para encerrar, o grupo de idosos Geração Saúde, formado por meio da parceria entre a Associação Reciclázaro e o Centro de Formação da GCM (Guarda Civil Metropolitana), fez uma apresentação especial de dança.

Em sua terceira edição, a Virada da Maturidade, por meio de seus parceiros, promoveu inúmeras ações espalhadas pela cidade. Realizado anualmente, o evento busca quebrar os estereótipos sobre o envelhecimento e valorizar o idoso como protagonista na nossa sociedade.