A Transformação da Sociedade e o Papel da Leitura e da Educação

Capa-Meio-Site-01.04.15

Cada vez mais fica evidente que o principal e mais eficiente caminho para a formação de uma sociedade mais justa e igual, rica em conhecimento, repleta de possibilidades que possam efetivamente ser alcançadas por todos, reside na boa formação cultural e na educação desse povo.

Não podemos falar em boa educação sem incluir a ela a importância de fomentar a leitura. Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

Diversas pesquisas apontam que a educação é a principal ferramenta de combate a situações de vulnerabilidade social, e, por conseguinte à própria violência. Podemos inclusive, conhecer e entender melhor um povo ao analisarmos seus níveis de educação e dedicação à leitura. Como diria Paulo Freire, se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Há que se observar ainda com atenção, num mundo cada vez mais tecnológico, os benefícios e malefícios que a tecnologia e o acesso indiscriminado a ela podem trazer na vida da sociedade. Muitas pessoas optam pelo “joguinho” ou pelas redes sociais no celular em detrimento a leitura de um livro enquanto fazem seus trajetos no ônibus ou metrô. Se pararmos para observar, é impressionante constatarmos que as pessoas já não mais observam as paisagens, as pessoas, a vida, mas vivem de cabeças baixas em seus mundos virtuais, que de maneira geral não educam ou instruem verdadeiramente.

Isso sem falar nas crianças que hoje trocam as fábulas e contos, que outrora foram tão importantes para a construção da civilização, por videogames, game boys, e congêneres… O que infelizmente, com o passar dos anos deve trazer sérias consequências para a formação da sociedade futura.

Redação:

Aline de Moraes                                          

Produção realizada em colaboração com a:

logo Eu amo o Brasil II