CEFOPEA sedia lançamento do “Reciclar para Capacitar”, programa da Prefeitura

No último dia 24, o CEFOPEA sediou o lançamento do programa Reciclar para Capacitar, da Prefeitura de São Paulo, que oferecerá formação básica para 2120 catadores no município. Realizado por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), o projeto contempla a capacitação ministrada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em onze subprefeituras, além de certificação, auxílio-curso e kit alimentação.

Os cursos Formação Básica de Catadores de Materiais Recicláveis, Princípios Básicos de Marcenaria e Gestão de Cooperativas, além de Empreendimentos Econômicos Solidários, buscam a melhoria da coleta seletiva e da qualidade de vida de pessoas que são fundamentais para o fornecimento deste serviço na cidade.

O evento teve a participação do prefeito Bruno Covas, entre outras autoridades; Eduardo de Paula, coordenador mobilizador do Reciclar para Capacitar e representante do Comitê de Catadores da Cidade de São Paulo; bem como dos integrantes da Associação Reciclázaro, Cido Martins, supervisor-geral, e Camille Carletti, coordenadora de projetos socioambientais.

Catadores de diversas partes de São Paulo estiveram presentes para acompanhar o lançamento da ação, como os cooperados da Vitória do Belém. Segunda cooperativa incubada pela Reciclázaro, esta unidade está sediada no CEFOPEA, centro de educação ambiental construído com tecnologias alternativas onde será ministrado parte dos cursos do projeto em questão.

Além dela, outras nove fazem parte do Programa Coleta Seletiva, da Associação Reciclázaro, que atua na incubação de modelos cooperativos de reciclagem de resíduos, aprimorando e profissionalizando a gestão desses empreendimentos, bem como contribuindo para o desenvolvimento local e a superação da pobreza.

Fotos: Rômulo Henrique Santana