Oficina de Informática para Jovens no Espaço Gasômetro

BASE-MEIO-RGB---17.06.16-II

Através do trabalho comunitário a equipe do Espaço Gasômetro identificou a necessidade de proporcionar aos jovens de 14 a 21, uma atividade que despertasse o interesse e, ao mesmo tempo, possibilitasse a formação e obtenção de uma ocupação, afastando-os de influências negativas, viabilizando possibilidades reais de geração de renda.

Como o Espaço Gasômetro também abriga a Central de Coleta de Lixo Eletrônico, muitos destes materiais ainda estão em boas condições de aproveitamento, como computadores descartados por empresas que renovam suas máquinas periodicamente, surgiu à ideia de conceder cursos que ensinem jovens, a manusear, identificar, nomear, montar e desmontar estes aparelhos.

Assim, através da parceria com a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) e Caritas Alemã, foi criada a Oficina de Montagem e Manutenção de Microcomputadores para Jovens da Comunidade do Brás. Dividida em duas turmas (às segundas-feiras: das 18hs às 20h30 / às quartas-feiras: das 16h30 às 19h), são ministradas aulas semanais, através de uma parceria com Luis Angelo Raus Souza, professor de informática do território.

O curso, com duração de quatro meses, foi elaborado com material didático e reaproveitáveis fornecido pela organização, onde ensina noções sobre o funcionamento elétrico e físico de um computador, suas peças, finalidades e o passo-a-passo de como se montar, identificar e reparar um equipamento danificado. A relação entre a sustentabilidade e meio ambiente também são temas trabalhados, uma vez que os materiais utilizados são produtos descartados.

Ao final do curso, os participantes que atingirem os níveis de avaliação receberão o certificado de conclusão e o próprio computador que aprenderam a montar. Haverá ainda a possibilidade de alguns jovens serem contratados como Jovem Aprendiz pela Associação Reciclázaro, exercendo a função de técnico de informática e manutenção de equipamentos.

Antes de cada encontro, o psicólogo e o educador social fazem uma breve dinâmica vivencial, sempre abordando temas atuais e de impacto direto na vida desses jovens; como mercado de trabalho, meio ambiente, relações sociais, família, saúde, promovendo um espaço aberto que permita aos participantes lidarem com sentimentos, inseguranças e expectativas dessa fase tão importante da vida.

Clique abaixo e confira as fotos:

Fotos 17.06.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I