UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Capa-SITE-27.03.15

Sônia Regina Miranda de Almeida nunca soube o que é viver com segurança e conforto. Casou-se cedo, teve nove filhos com um marido que, apesar de exercer um trabalhar fixo e estável, se perdia em meio à diversão e o jogo.

Com todos seus filhos, Sônia mudou-se incontáveis vezes. Quando a vida lhe sorria, residia em uma casa de alvenaria, com quartos. Mas quando o dinheiro minguava, tinha que se mudar, ocupando um humilde barraco em uma favela.

Cansada de tantos altos e baixos, separou-se do marido, mas não conseguiu dar conta do sustento de tantas crianças. “Certo dia, acordei com um rapaz em minha porta, ameaçando meu filho com uma arma, devido a uma briga que eles tiveram. O choque foi grande, pois tive que sair de casa, assim fui morar na rua. Foi difícil, levei alguns anos para me recuperar do choque, morei na rua, depois de um tempo voltei a morar na favela, enfrentei enchentes, doenças, depois com esperança de conquistar uma moradia fui morar em invasão e quando me vi estava na rua de novo.”, desabafa Sônia.

Quando nada mais parecia dar certo, uma de suas filhas lhe disse que havia uma vaga de trabalho na Reciclázaro. Com a segurança de um trabalho fixo, apoio de amigos e incentivo pessoal, Sônia, com o auxilio aluguel e graças a uma carta de crédito, comprou seu apartamento, ao qual ainda está pagando com a mais plena felicidade.

“Um dia, eu entrei na sala do coordenador da Reciclázaro para fazer a limpeza e vi um panfleto em que divulgava o curso de alfabetização, e voltei a estudar depois de 10 anos, o que me trouxe muitas alegrias, pretendo continuar estudando, você saber mais dá uma sensação de liberdade. Eu pretendo fazer faculdade de direito, quem sabe lá para uns 70, 80 ou 90 anos.”, afirma alegremente.

Desejosa de alçar voos mais altos, Sônia participou do Curso de Alfabetização de adultos, aberto aos beneficiários dos serviços da Rede de Proteção Social da cidade de São Paulo, iniciativa da Reciclázaro ao lado da AlfaSol, com parceria do Instituto Cyrela e se tornou uma das alunas mais dedicadas. “Eu sou teimosa em querer aprender.”, diz orgulhosa.

Apesar de já ser alfabetizada, Sônia decidiu participar do curso, pois queria aprender a ler e escrever melhor. “Participar do curso mudou minha vida. Tive que parar de estudar porque fiquei doente, mas eu sempre gostei de aprender coisas novas. No curso, além de muitas coisas novas, eu aprendi até a mexer no computador! Compartilhar e ajudar as pessoas que sabem menos do que eu, ficar no meio dos meus colegas de classe foi uma experiência maravilhosa e eu gostei tanto que quero participar do próximo curso de novo.”

Sônia ainda almeja ser advogada. Que seus sonhos se concretizem e que sirva de exemplo a todas as pessoas que sentem que seus sonhos jamais serão alcançados.

Link Vídeo I

Vídeo produzido pelo:                Parceria:

Instituto-Cyrela---Nova-Marca

378534g

 

 

 

 Redação:

Assiantura-Comunicação-I