Inauguração oficial do Centro Dia Guadalupe da Reciclázaro

BASE-MEIO-RGB---09.06.16

A Reciclázaro comemorou a abertura de mais uma unidade: o Centro Dia Guadalupe. O serviço, conveniado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo realizou na manhã de quarta-feira, dia 8, a inauguração oficial contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, várias autoridades municipais, diversos parceiros e comunidade.

O Presidente da Reciclázaro, Padre José Carlos Spínola afirma ter muito orgulho dessa parceria, pois os idosos do bairro, realmente necessitavam de um espaço especializado. “Os idosos precisam ter qualidade de vida, pessoas que durante toda a vida se dedicaram a cuidar de outras, hoje precisamos cuidar delas”. “Temos que ter um olhar diferenciado para a pessoa idosa, olhar com dignidade, carinho e com respeito”.

“O centro-dia é uma novidade na cidade. Há um envelhecimento natural da população, que felizmente está vivendo mais. Mas tem que viver mais e bem. Temos que cuidar da infraestrutura para que as pessoas mais longevas possam garantir uma qualidade de vida adequada”, afirmou Haddad.

“Este equipamento vem cobrir um espaço muito importante no cuidado com os idosos. A assistência social já tem o serviço de núcleo de convívio de idosos, para aqueles que são autônomos, e tem os institutos de longa permanência, para os que não têm família e precisam ser cuidados pelo estado. Tínhamos então um buraco de atendimento para o idoso que tem família, não tem autonomia, mas os famíliares não conseguem dar cuidados, porque têm que trabalhar, inclusive para o sustento do idoso. O centro-dia atende a este público”, explicou a secretária Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social).

O Centro Dia é um espaço de convivência que recebe, durante o dia, pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e com algum grau de dependência que, devido a sua situação, necessitam de uma equipe multidisciplinar. A equipe da nova unidade é formada por 22 profissionais, entre gerente, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, cozinheira, auxiliar administrativo, cuidadores especializados e operacionais de limpeza. São atendidas diariamente, 30 pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com serviços de proteção social e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social. O objetivo é prevenir a institucionalização e a segregação, ou seja, a internação permanentemente em uma residência ou casa de repouso, o que os privaria da convivência diária com seus familiares.

Ao longo do dia, os idosos que frequentam praticam atividades físicas, pet terapia, fotografia, mosaico, jogos, pintura, atividades de estimulação progressiva, oficina de memória e atividades com familiares. Uma das novidades é a oficina de tecnologia e games, com atividades lúdicas em videogames e tablets. 

Confira abaixo o vídeo da inauguração oficial do Centro Dia Guadalupe

Confira abaixo as fotos do evento: