Homenagem ao Dia dos Professores na Casa São Lázaro

BASE-SITE-RGB---20.10.15

No dia 15 de outubro, o oficineiro de Serigrafia, Rômulo Santana, a oficineira de Costura, Aline Lotto e a oficineira do Fusing Glass, Cristina Lúcio tiveram uma grande surpresa. Trinta e um participantes das oficinas do Núcleo de Inserção Produtiva da Casa São Lázaro realizaram uma comemoração surpresa em homenagem ao Dia do Professor. Reunindo suas próprias economias, os participantes se reuniram e compraram bolos e refrigerantes, em uma carinhosa e emocionante demonstração de apreço e agradecimento aos oficineiros.

DSC03278 DSC03279

O Núcleo de Inserção Produtiva da Casa São Lazaro busca trabalhar o individuo como um todo, resgatando seus valores pessoais e individuais. Nas oficinas, os assistidos são capacitados para trabalhos manuais diversos, podendo vir a gerar renda e, consequentemente, ampliando as possibilidades de sociabilização. Desenvolvem-se ações de inclusão produtiva para atender a população em situação de vulnerabilidade social, com interesse na aprendizagem de processos e produtos artesanais.

Dentre as técnicas oferecidas nas oficinas, conta-se com atividades em tapeçaria, mosaico, tetrapak, reciclagem, costura, silkscreen e fusing. O funcionamento do núcleo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, permitindo aos usuários a experimentação nas técnicas ofertadas. Enquanto participante nas oficinas, o usuário é capacitado para desenvolver trabalhos em que estimulem a sua criatividade e consequentemente o aumento da autoestima. A rotina do ateliê tem como missão valorizar as qualidades e potenciais dos indivíduos.

O Núcleo de Inserção Produtiva da Casa São Lázaro valoriza e se preocupa com o resgate de técnicas artesanais e sustentabilidade, permeando discussões em diversas áreas do conhecimento junto dos participantes das oficinas. E esse processo de valorização do artesanato se dá com a exploração das características culturais.

As oficinas vêm se destacando através dos participantes que, em conjunto com os oficineiros, desenvolvem peças exclusivas, com a proposta de reutilização de matéria-prima e criação de cooperativas de trabalhos, propiciando maior interesse no perfil profissional autônomo como artesão. A produção do Núcleo de Inserção Produtiva é exposta na Loja Social, espaço mantido pela SMADS e a renda obtida é revertida aos artesões.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I