Formatura do Projeto Guardiões da Praça

BASE-MEIO-RGB---19.07.16A manhã do dia 14 de julho de 2016 foi muito especial para um grupo de moradores de rua atendidos pelo POT – Programa Operação Trabalho da SDTE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo que participaram do “Projeto Guardiões da Praça”.

O grupo de 31 formandos se reuniu para a cerimônia de encerramento do curso de Jardinagem e Zeladoria de Praça, mas o momento da formatura não foi somente a comemoração de uma etapa concluída com êxito, mas também marca o início de uma nova fase cheia de perspectivas na vida dessas pessoas.

A cerimônia foi iniciada pelo Pe José Carlos Spínola – Presidente da Associação Reciclázaro e participaram do evento o Diretor Executivo do Instituto Cyrela, Aron Zylberman; o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique da Silva Santos; o Subprefeito da Sé, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves e a representante do Subprefeito da Móoca, a Sra. Conceição Concheta.

O Projeto Guardiões da Praça foi realizado pela Associação Reciclázaro em parceria com a SDTE (Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo) e contou com o patrocínio do Instituto Cyrela, que ofereceu o curso de capacitação em Jardinagem e Zeladoria de Praça para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando aos alunos formação profissional na área de jardinagem, além de trabalhar aspectos relacionados à empregabilidade, orientação ao mercado de trabalho, mapeamento e contato com empresas que poderão ser futuras contratantes.

Os alunos também participaram de palestras sobre: educação financeira, cidadania e ética, empreendedorismo e cooperativismo e fizeram uma visita monitorada à Cooperativa Vitória do Belém e ao Viveiro Manequinho Lopes.

Realizações do Projeto:

Durante o curso os alunos iniciaram os trabalhos de revitalização de alguns canteiros da região central de São Paulo: em frente à Catedral da Praça da Sé e em frente à Secretaria da Educação na Praça da República.

Dos 31 moradores de rua atendidos pelo projeto, 04 deles se inscreveram nos cursos oferecidos pelo Centro de Escuta do Espaço Gasômetro: Autoimagem e Autoestima, Montagem e Manutenção de Micro, Manicure e Pedicuro; 07 alunos foram orientados pelo serviço social a conseguir vagas em creche, encaminhamento para regularização de documentos, inscrição para moradia autônoma, orientações para atendimento jurídico e Programa Bolsa Família. Foram contatadas 17 empresas (15 na área de jardinagem e duas empresas de sites de emprego).

A participação no Projeto trouxe novas possibilidades através do processo de formação profissional e aptidão para gerir suas próprias vidas, valendo-se dos conhecimentos adquiridos e a percepção de novos meios e alternativas. Impulsionando-os a buscar a realização de seus sonhos através de suas ações e vontades, o que faz com que estejam preparados para tomar suas próprias decisões e transformar suas vidas através do resgate à dignidade.

Agora é preciso seguir em frente, pois a jornada é longa, porém temos a certeza de que eles estão diante de seu próprio destino e que suas escolhas transformarão o amanhã que cada um escolheu para si.

“A Reciclázaro acredita que é através da educação que o indivíduo se torna capaz de transformar sua própria vida, buscando desenvolver suas potencialidades, aumentando suas chances de conquistar um emprego e retornar ao convívio na sociedade.”

Confira as fotos do evento:

Fotos 19.07.16

 PATROCÍNIO:

Instituto-Cyrela---Nova-Marca I

Redação:

Assiantura-Comunicação-I