“Curso de Cuidadores de Idosos” celebra formatura de 70 alunos, no Brás e em Pirituba

Compreender as transformações ocorridas durante a terceira idade e conhecer técnicas para os cuidados requeridos nesta fase foram alguns dos ensinamentos do “Curso de Cuidadores de Idosos”, que celebrou no início de dezembro a formatura de mais duas turmas, no Brás e em Pirituba.

Realizado nos estados de São Paulo e Santa Catarina desde 2011 pela Associação Reciclázaro, por meio de seu Programa de Atenção à Pessoa Idosa, o curso é gratuito, tem o patrocínio da Fundação Christel Wasiek e conta com diversos profissionais experientes na área de gerontologia.

No total, 70 pessoas foram capacitadas, sob o compromisso de atuarem com ética, comprometimento e amor no suporte às famílias e aos idosos. A formação teve como objetivo dois diferentes tipos de cuidadores: o familiar e o formal.

 

Brás

O curso realizado no Espaço Gasômetro, na região do Brás, ofereceu durante 3 meses conhecimentos teórico e prático voltados para a formação de cuidadores formais. Estes exercerão a atividade profissionalmente, de forma remunerada, colaborando para auxiliar os idosos cujos familiares não podem prestar os cuidados necessários em seu dia-a-dia.

Em Pirituba, zona oeste da cidade, o curso intitulado “Cuidando do Cuidador da Família” contou com a parceria da Rede de Atenção à Pessoa Idosa de Pirituba (PAVI) e da subprefeitura regional. Com duração de dois meses, foi dedicado a formar cuidadores familiares. Geralmente parente do idoso, esse tipo de cuidador muitas vezes se vê sobrecarregado em virtude da falta de conhecimento sobre as transformações da velhice, as técnicas do cuidar, as relações familiares e doenças como Alzheimer.