CEFOPEA

« Voltar

Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental – CEFOPEA
Av. Ariston de Azevedo, 10 – Belém
CEP 03021-020 – São Paulo/SP
Fone: (11) 2081.3673

O CEFOPEA é um Centro de Formação Profissional, Educação Ambiental e Geração de Renda para jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e comunidade local.

Ao mesmo tempo em que promove e desenvolve conhecimentos nas áreas de Jardinagem e Conservação Ambiental, o CEFOPEA forma multiplicadores para agirem na comunidade em defesa do meio ambiente urbano e disseminação de práticas de responsabilidade ambiental. Todo aluno ou visitante tem acesso a informações básicas que nos cursos e oficinas serão aprofundadas e que contemplam: coleta seletiva, reciclagem e descarte correto dos materiais, consumo consciente, tecnologias limpas, funcionamento de um viveiro de árvores e flores e o cultivo de espécies vegetais adaptáveis às condições de vida nas grandes cidades.

Desde sua criação, em 2009, o CEFOPEA priorizou a qualificação de usuários da rede socioassistencial de São Paulo para o mercado de trabalho nas áreas de Jardinagem e Conservação Ambiental Urbana, e também contribuiu para o acesso da população em geral a um modelo de alimentação saudável propagando o plantio doméstico de verduras e temperos na comunidade. O programa de cursos e oficinas foi diversificado em 2011 com a entrada das modalidades verticalizadas de hortas e jardins e o reforço de tecnologias como o tijolo eco-social e o aquecedor solar de baixo custo. Outro eixo de atuação privilegiado, fruto da experiência na Jardinagem, foi a oferta de soluções que melhoram a qualidade do solo e sua produtividade, pelo desenvolvimento da compostagem, do biofertilizante e da criação de minhocas adaptáveis a espaços reduzidos.

O público atendido se diversificou a partir das demandas e propostas que apareceram desde o âmbito local, que aspira por alternativas de geração de renda, por mais acesso à cultura e destino adequado ao lixo, até escolas públicas e particulares que procuram complementar a formação de crianças e jovens em educação ambiental. Estas demandas expandiram projetos que já existiam, como o Ponto de Cultura ArteVida Reciclada, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura, os projetos de Intergeracionalidade e o de Protagonismo juvenil apoiado pela Cáritas Alemã, ao mesmo tempo que originaram iniciativas inéditas como os eventos “Reciclázaro em Ação” (mostra socioambiental do expertise desenvolvido pela entidade) e “Virada Sustentável” (24 horas de atrações ligadas à educação ambiental espalhadas pela cidade de São Paulo, nas quais o CEFOPEA esteve inserido).

PARCERIAS