Casa de Simeão

« Voltar

Centro de Acolhida Especial para Idosos: Casa de Simeão
Rua Assunção, 480 – Brás
CEP: 03003-020 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3228.2064 / (11) 3311-7864

Eles são curiosos, têm muito a contar. Com cabelo branco e rugas que evidenciam os anos, contam suas histórias, se emocionam com o passado, mas não perdem a esperança. Com a sabedoria que lhes deu a vida e a cautela que lhes advertiu a rua, eles administram seus conflitos, e são provocados a ter um envelhecimento ativo.

A Casa de Simeão – Abrigo conveniado com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – é a casa de cento e oitenta homens com mais de sessenta anos. A metodologia de trabalho baseia-se no reconhecimento do idoso em seu ser integral, possuidor de sabedoria e experiências, que em um processo de educação permanente e realinhamento de suas visões e expectativas para construir novos caminhos. Trabalha-se no combate ao isolamento, sobre a base da escuta e a negociação, alimentado o desejo do idoso de continuar a desenvolver o seu potencial humano e intelectual.

Estatuto do Idoso – art. 3º
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Principais atividades desenvolvidas pela Casa de Simeão:

OFICINA DE CULINÁRIA

Promover a criatividade e participação dos usuários na elaboração de cardápios e reaproveitamento de alimentos, objetivando capacitá-los a preparar sua própria alimentação quando se desligarem do abrigo.

 

OFICINA INCLUSÃO DIGITAL

A inclusão digital tem papel importante na vida das pessoas e independe da idade. A participação dos idosos no mundo digital estimula o aprendizado, a leitura, entretenimento, comunicação, realização de pesquisas, cadastros de trabalho, produção de textos, cursos e outros.

 

GRUPO MORADIA AUTÔNOMA

Atividade de reflexão, orientação e preparação para moradia autônoma. O momento grupal proporciona a integração dos idosos e discussão para novas propostas de movimentos e organizações para moradia.

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Momento de integração e valorização dos idosos.

 

PALESTRAS SOBRE ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA

Apresentar questões do envelhecimento ativo e sua importância para qualidade de vida e saúde.

 

GRUPO DE PREVENÇÃO DST/AIDS

Ação educativa visando à prevenção de DST/AIDS.

 

PALESTRAS EDUCATIVAS

Informações sobre diversos temas, tendo como objetivo trazer novos conhecimentos, orientações, direitos e socialização.

 

RODA DE MÚSICA

Promover descontração, integração e criatividade.

 

ATIVIDADES DE LAZER

Realização de passeios, visitas culturais e eventos visando a convivência coletiva.

 

PARCERIAS