Casa de Marta e Maria

« Voltar

Centro de acolhida especial para mulheres: Casa de Marta e Maria
Rua Catumbi, 427 – Belém
CEP 03021-000 – São Paulo/SP
Fone: (11) 2692.4416

Desigualdade, discriminação, inequidade, falta de oportunidades, ausência nos âmbitos de decisão, presença minoritária nos espaços de poder, são só alguns dos fatores que cruzam a vida das mulheres ainda hoje e ocupam as discussões dos diversos setores que trabalham em prol dos direitos humanos. O Brasil, país de grande riqueza multicultural, que impressiona o mundo com seu constante crescimento econômico, ainda mantêm uma grande dívida em relação à igualdade de gênero, ocupando em 2006 a 50ª posição entre os 149 países do índice de equidade de gênero
segundo o Observatório da Cidadania.

Nesse contexto, funda-se em 2003 a casa Marta e Maria que garante em primeiro lugar, um espaço seguro e a possibilidade de criar novos desfechos para velhas histórias. O espaço oferece acolhimento para 82 mulheres com ou sem filhos, em situação de vulnerabilidade social, vindas das mais variadas situações de violência vivenciadas nas fam
ílias e nas ruas, com histórico de abandono e maus tratos. As mulheres que tem filhos permanecem ao lado das crianças, minimizando o sofrimento das famílias que estão acolhidas. É um serviço conveniado com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A metodologia de trabalho é desenvolvida em consonância com a Política de Assistência Social e estruturada nos procedimentos que envolvem a acolhida inicial, a escuta qualificada através dos segmentos sociais para identificação das necessidades apresentadas, na agilização de encaminhamentos para a rede socioassistencial e no direcionamento de atividades reflexivas para a construção e acompanhamento do PIA (plano individual de atendimento), conforme as necessidades e particularidades de cada usuária.

Desta forma, o trabalho psicossocial direciona suas ações nos segmentos individuais e nas intervenções grupais, visando a promoção e fortalecimento do vínculo familiar, o resgate da autoestima, o desenvolvimento da autonomia e reinserção social, incentivando o exercício da cidadania por meio de atividades sócio educativas.

Oitenta e dois rostos. Oitenta e dois olhares. Oitenta e duas individualidades. Oitenta e duas histórias de vida que às vezes divididas, às vezes sob sete chaves, reclamam atenção e inspiram dedicação.

Mulheres e crianças vindas de diferentes pontos, moram na casa de Marta e Maria. Algumas tiveram a rua como seu lar, outras saíram de casa em busca de um. Todas são mulheres corajosas e habilidosas, inventando um novo destino.

Principais atividades desenvolvidas pela Casa de Marta e Maria:

ENCAMINHAMENTOS

Para diversas áreas conforme demanda de cada usuária: Educação formal e não formal (cursos profissionalizantes, EJA); Trabalho (empresas parceiras, centros de apoio ao trabalhador); Saúde (CAPS, SAE, NASF, UBS, Hospitais); Geração de renda (outros projetos da Reciclázaro como CEFOPEA, Núcleo Produtivo Gasômetro, Casa São Lázaro); e ainda para esferas de atendimento e apoio específicos como os Centros de Referência e Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Poupatempo, CREAS, CRAS e Delegacias de Defesa da Mulher.

 

JORNAL MURAL

Para diversas áreas conforme demanda de cada usuária: Educação formal e não formal (cursos profissionalizantes, EJA); Trabalho (empresas parceiras, centros de apoio ao trabalhador); Saúde (CAPS, SAE, NASF, UBS, Hospitais); Geração de renda (outros projetos da Reciclázaro como CEFOPEA, Núcleo Produtivo Gasômetro, Casa São Lázaro); e ainda para esferas de atendimento e apoio específicos como os Centros de Referência e Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Poupatempo, CREAS, CRAS e Delegacias de Defesa da Mulher.

 

OFICINA DE CULINÁRIA

Ensinar as mulheres na elaboração e diversificação de cardápios, reaproveitamento de alimentos e para a Geração de Renda.

 

OFICINAS LÚDICAS

É a partir do lúdico que as crianças expressam seu mundo. Estas oficinas contam com temas específicos do universo infantil ou, ainda, como atividades livres, possibilitando a expressão, comunicação, interação entre crianças e suas mães, desenvolvimento e aprendizagem.

 

OFICINAS DE GÊNERO

Discutir a temática das relações de gênero e sensibilizar as mulheres quanto às desigualdades dos sexos construídas socialmente, que muitas vezes geram exclusão, violência e preconceito. O objetivo é fortalecer as mulheres para, além do que é esperado socialmente, fortalecer sua autoestima, incentivá-las a explorar suas capacidades e seu poder de decisão.

 

OFICINAS DE MASSOTERAPIA

Possibilitar, por meio de exercícios corporais, que as mulheres entrem em contato com o corpo, o toque, a sensibilidade, o pulsar, a energia, o movimento e o fluir de cada uma, contribuindo assim para o autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida.

 

PALESTRA SOBRE DST/AIDS

Realizadas mensalmente, orientam e sensibilizam mulheres e adolescentes quanto à importância da prevenção, abordando temas como sexo seguro, uso de preservativos e contraceptivos, com distribuição de camisinhas e demonstração didática de sua utilização.

 

PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE

Maior compreensão a respeito de sexualidade na infância e na vida adulta, permitindo uma maior compreensão quanto as mudanças do corpo e dos comportamentos consequentes.

 

PALESTRA SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Orientação e conhecimento do tema, para prevenção e cuidados que devemos ter com nossas crianças e adolescentes.

 

PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

Em parceria com o Programa Saúde da Família e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família acontecem encontros para avaliação da saúde mental e encaminhamento para o tratamento nos casos que se constataram a necessidade, além de trazer conhecimentos para redução do preconceito acerca do tema.

 

PALESTRAS DE PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE PARA FUNCIONÁRIOS

Orientação e cuidados necessários ao atendimento às usuárias portadoras da tuberculose.

 

PALESTRAS SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Sensibilização das mulheres sobre a responsabilidade da gravidez como parte de um projeto de vida, para que possam exercer seu direito de escolhas com relação à maternidade.

 

PASSEIOS

Realizados para as crianças e suas mães, no intuito de lazer, fortalecimento dos laços e acesso à cultura.

 

OFICINAS DE ARTETERAPIA

Contribuir para o fortalecimento interno das mulheres a partir da descoberta de outras percepções sobre si mesma e sobre seus potenciais criativos e curativos, possibilitando o empoderamento, o resgate da autoestima e autoconfiança.

 

VISITAS DA EQUIPE DA UBS BELENZINHO

Equipe de saúde composta por médico generalista, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde, realizando orientação e acompanhamento em saúde.

 

RODA DE CONVERSA

Abordagem e discussão de temas do universo feminino, conforme demanda e datas comemorativas.

 

OFICINAS DE TEATRO

ATambém como estratégia de entretenimento e integração, procurando minimizar os conflitos que surgem na convivência.

 

COMEMORAÇAO DE DATAS FESTIVAS

Aniversariantes do mês, Dia das mães, Páscoa, Dia das Crianças, Carnaval, Festas Juninas, Dia das Crianças, Natal ,Dia Internacional da Mulher, entre outros.

 

PARCERIAS