Almoço de Sensibilização Caiçara no CEFOPEA

BASE-MEIO-RGB---18.03.16 IIHoje foi um dia muito especial para Reciclázaro. Foi realizado o 5º Almoço de Sensibilização Ecogastronômica, que marcou o encerramento das atividades do projeto “Incluindo Novos Sabores”, realizado graças ao inestimável patrocínio da Fundação Cargill, contando com o apoio de nossos valiosos parceiros (Escola COMO COMO; Equilibrium) e a todos os colaboradores da organização envolvidos nesse projeto.

O projeto “Incluindo Novos Sabores” foi concebido com o objetivo de promover acesso e conhecimento das alternativas de produção sustentável, consumo e aproveitamento integral de alimentos às pessoas da comunidade. Inserir diferentes alternativas alimentares, gerando segurança alimentar, saúde e qualidade ambiental.

O projeto abrangeu diversos temas, totalizando 14 cursos/oficinas, nas quais mais de 150 pessoas participaram das oficinas de sistema agroflorestal, aquaponia, hortas verticais e implantação das hortas suspensas e, nas oficinas de aproveitamento integral de alimentos, houve uma adesão de 217 participantes. Mais de 200 pessoas puderam degustar e se deliciar nos 4 almoços de sensibilização, com pratos inéditos e surpreendentes.

O almoço especial que contou com as ilustres presenças de Luciana Temer, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Maria Angélica Rossi Reck, Assessora do Gabinete; Márcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Fundação Cargill, Perla Steirensis, Analista de Projetos da Fundação Cargill e representantes do SAS Mooca e Lapa que foram presentadas com uma ecobag personalizada, produzida pelos participantes das oficinas do Núcleo de Inserção Produtiva Casa São Lázaro. Compareceram também representantes da Subprefeitura da Sé e de nosso estimado parceiro CEMPRE.

Composite-1---SITE-18.03.16

O evento, que contou com a participação de 55 convidados, ofereceu uma variedade de pratos baseados na Cozinha Caiçara, uma das tradições alimentares mais antigas do Brasil pós Colonização. Esse almoço de sensibilização teve a missão de apresentar essa culinária originária, considerando a problemática atual de pesca predatória, extinção de espécies de pescados, poluição, aquicultura irregular e desvalorização de espécies desconhecidas.

O cardápio foi: Arroz Vermelho, Caldeirada de Banana da Terra, Pirão de Palmito, Bolinho de Mistura, Paçoca de Peixe Defumado, Salada PANC (plantas alimentícias não convencionais); Sobremesa: Compota de Mandioca, Bombons de Banana Passa e suco de Goiaba e refresco de Cambuci com Limão e Capim Santo.

A cada dia, o CEFOPEA se consolida como um centro de referência na área de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Instruindo, capacitando e sensibilizando dezenas de pessoas, o sonho de tornar nosso planeta em um lugar mais sadio e benéfico a todos que o habitam fica cada vez mais próximo.

Clique abaixo e confira todas as fotos:

FOTOS - Link Face - 18.03.16Fotografia: Romulo Santana

Assinaturas-04.02.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I