RECICLÁZARO e MARCO se fundem para expandir auxílio a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Aproveitando que as duas instituições são geridas por diretores em comum (José Marcelo Braga Nascimento e Gennaro Valleca), no fim do ano de 2014 a Reciclázaro e a MARCO – Múltipla Ação Regional Comunitária resolveram se fundir com o grande objetivo de proporcionar educação e cultura para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social residentes em regiões carentes da cidade de São Paulo. “É uma tentativa de fazer com que o projeto com crianças e adolescentes seja maior e possa ser levado a várias regiões da cidade”, explica o Supervisor Geral da Associação Reciclázaro, Cido Martins.

Segundo ele, a Reciclázaro já tinha documentações importantes para conseguir recursos e isenção de impostos. “A incorporação é um desejo de fazer o negócio melhorar. Uma organização fortalece a outra. Provavelmente teremos uma gestão centralizada, o que economiza custos e tempo, e aproveita melhor os recursos”, esclarece Cido.

A ideia é fazer com que a metodologia aplicada pela MARCO seja distribuída para outros bairros. A disseminação vai começar por uma unidade da Reciclázaro no Belém, que vai atender cerca de 160 crianças de 7 a 14 anos divididas em dois turnos (manhã e tarde), que receberão complemento das atividades escolares, atividades esportivas, educação ambiental, atividades culturais, palestras, cultivo de horta, entre outras atividades. “Ao mesmo tempo em que esse projeto permite que os pais consigam trabalhar e evitam que essas crianças vão para a rua, ele também trabalha com educação, porque reforça o que eles aprendem na escola”, conclui Cido.

Outra meta para o ano de 2015 é instalar um projeto semelhante na Zona Leste.

Projeto-Marco

Sobre a MARCO

Desde sua fundação, em 1981, a MARCO mantém o NIB – Núcleo Infantil do Butantã, onde crianças de baixa renda, em risco social, são atendidas em período integral.

 A missão da MARCO é promover educação, desenvolvimento e ampliar os horizontes culturais visando o fortalecimento da cidadania participativa de crianças e adolescentes.

A Entidade acredita que ao ajudar uma criança está na verdade, ajudando a gerações, pois uma pirâmide social se estabelece e essas crianças oferecerão a seus filhos, que oferecerão a seus netos, respeito à vida e à cidadania.

Redação:

Felipe Menezes                                            

Produção realizada em colaboração com a:

logo Eu amo o Brasil II