Reciclázaro capacitará em cooperativismo no Belém

Com os trâmites legais regularizados para a construção do galpão verde, uma cooperativa 100% sustentável em que trabalharão 90 pessoas de vulnerabilidade social, a Associação Reciclázaro dedica-se agora à capacitação do público que vem se inscrevendo nos últimos meses para ingressar neste projeto de geração de trabalho e renda.

São pessoas da rede de proteção social de São Paulo, em situação de rua, usuários de abrigos, de centros de assistência psicossocial, entre outros serviços. Antes de gerar renda, o projeto mira na autonomia, no papel de cooperados e, portanto, gestores, que este público desempenhará.

Assim, a capacitação que a Reciclázaro inicia no próximo dia 1º de março tem como base o cooperativismo. Será um curso de 40 horas distribuídas em aulas semanais, toda sexta-feira, das 8h30 às 11h30, durante três meses, e ministrado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), no Centro de Educação Ambiental da Associação Reciclázaro, no bairro do Belém. No mesmo local funcionará a cooperativa que começa a ser construída com o patrocínio da Petrobras e o apoio de uma série de parceiros, como Dixie-Toga, Gerdau, Plastivida, Instituto do PVC, Abividro, Tetrapak, CEMPRE, Escritório Braga & Nascimento e comunidade do Belém, entre outros.

O programa do curso abordará: relações humanas no ambiente de trabalho, limpeza pública e meio ambiente, saúde e segurança, trânsito e reciclagem, processos de gestão e administração financeira, além do trabalho de campo com visita dos participantes a outras cooperativas (uma delas, a Recicla Butantã, que nasceu da comunidade produtiva formada pela Reciclázaro, há quase uma década).

O curso também será fundamental para os novos cooperados darem os primeiros passos rumo à constituição do estatuto, eleição de sua diretoria e até a escolha do nome da cooperativa.

Segundo a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva da Associação Reciclázaro, Camille Carletti de Oliveira, ao conhecer os princípios do cooperativismo os participantes também aprenderão sobre as diferenças entre o regime de trabalho pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e cooperativa/associação, os direitos e deveres de cada cooperado.

O período de inscrições no curso ainda está aberto. Os interessados podem ligar para saber mais (tel.: 2081-3673) ou procurar diretamente a Associação Reciclázaro, na Av. Ariston Azevedo, nº 10, no bairro do Belém.