Escola em período integral é a melhor maneira de tirar as crianças das ruas

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O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Na Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile, os estudantes passam o dia todo na escola – em média, nove horas – enquanto por aqui, a maioria dos alunos não fica mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país. 

As vantagens da escola em período integral são inúmeras em relação a formação das crianças e jovens. 

Além de melhorar o rendimento dos alunos, incluir maior tempo para práticas esportivas, artísticas, de lazer, cultura e tecnologia, o modelo de ensino integral libra os pais para o trabalho, proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso e diminui o risco social.

Uma criança que passa a tarde sozinha dificilmente usará o tempo ocioso para estudar. Muitas vezes as crianças passam o tempo livre vendo TV, brincando, ou pior, soltas à rua na iminente chance de se envolverem nos mais diversos problemas sociais das cidades brasileiras. É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas e criminalidade. A escola integral é uma excelente forma de coibir a violência e criar melhores condições de vida às crianças e adolescente.

A Constituição Brasileira e o ECA indicam que menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14, portanto não dá para manter uma escola que fomente um modelo do início do século XX, se o adolescente não pode trabalhar, ou se o mercado não tem como absorver toda essa mão de obra produtiva, a escola de educação básica, em todas as suas fazes, precisa ser de tempo integral’, afirma Nilton Carvalho, professor, historiador, teólogo, especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), num artigo publicado no Diário da Manhã.

A escola em tempo integral é, portanto, em um espaço propício para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, onde se busca criar um sistema mais criativo e próximo da realidade das crianças. Nessa seara, a escola se torna prazerosa e significativa. E é com melhor Educação que se faz um País melhor.

* Fonte: Educar Para Crescer, Comércio do Jahu, CTB

Redação:

Felipe Menezes                                            

Produção realizada em colaboração com a:

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