Dia de educação ambiental para crianças do Pan American Christian Academy

O cuidado do meio ambiente em pequenos gestos que fazem a diferença animou o contato de 24 crianças com os núcleos de educação ambiental do Cefopea, unidade da Associação Reciclázaro sediada no bairro do Belém, região leste de São Paulo. Os visitantes, acompanhados por 4 professores, são estudantes do Colégio Pan American Christian Academy.

O passeio, que ocorreu no último dia 24 de abril, aproximou as crianças da natureza urbana, da grande teia de relações interdependentes formada pelas plantas, insetos e terra cultivada organicamente. O exercício de observação culminou numa atividade prática: o workshop de terrário com garrafas pet.

Cada criança aprendeu a montar um terrário manuseando terra, pedrisco e sementes de hortaliças, e pôde levar a “novidade” para casa ao final da visita. No complemento da programação, crianças e professores assistiram à demonstração da fabricação de tijolos ecológicos (projeto de geração de renda incubado pela Associação Reciclázaro no Cefopea) e também a uma palestra de cooperados da Cooperativa Vitória do Belém, com informações básicas sobre a função e a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente.