A língua portuguesa no mundo de hoje

O português é a língua oficial em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de territórios autônomos, como é o caso de Macau, na China, e regiões as quais tiveram grandes influencia portuguesa, como Zanzibar e Tanzânia, na África; Malaca na Malásia e a chamada Índia Portuguesa formada por Goa, Damão, Ilha de Angedriva, Simbor, Gogolá, Diu, Dadrá e Nagar-Aveli, na Ásia. 

cplp

Com isso, a Língua Portuguesa é um dos mais importantes idiomas do mundo. Possui mais de 230 milhões de falantes, o que faz dessa língua a terceira mais falada no universo linguístico ocidental, ficando atrás apenas do Inglês e do Espanhol.

Com a intenção de aumentar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países lusófonos, foi criada, em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne todos os países de língua oficial portuguesa. Dentro dessa comunidade, o Brasil figura como principal representante, uma vez que somos o país com o maior número de falantes da língua. Isso significa que, graças à representatividade de nosso país dentro da CPLP e perante a comunidade internacional, devemos zelar por nosso idioma e promover sua divulgação. 

O léxico da língua portuguesa 

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, com cerca de 228.500 entradas, 376.500 acepções, 415.500 sinônimos, 26 400 antônimos e 57.000 palavras arcaicas, é um exemplo da riqueza do léxico da língua portuguesa. Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem atualmente cerca de 356 mil unidades lexicais. 

A maior parte do léxico do Português é derivado do latim, já que o português é uma língua românica. No entanto, por causa da origem celta de Portugal e a participação do país na Era dos Descobrimentos, foram adotadas palavras de todo o mundo. No século XIII, por exemplo, o léxico do português tinha cerca de 80% de suas palavras com origem latina e 20% com origem pré-romana. Atualmente, a língua portuguesa ostenta em seu vocabulário termos provenientes de diferentes idiomas como o provençal, o holandês, o hebraico, o persa, o quíchua, o chinês, o turco, o japonês, o alemão e o russo, além de idiomas bem mais próximos, como o inglês, o francês, o espanhol e o italiano. Também houve influência de algumas línguas africanas. 

A miscigenação brasileira 

No Brasil, a língua portuguesa passou a ser influenciada pelas línguas africanas trazidas pelos escravos, como é o caso do quicongo, quimbundo, fon, ioruba e outras que passaram a ser usadas por pessoas que viviam em contato com os negros. Palavras de origem africana como fubá, moleque, bunda, cachimbo e acarajé, foram incorporadas no vocabulário brasileiro. 

Após a independência do Brasil, houve uma grande imigração da Itália e Alemanha para o país, o que contribuiu com a diversificação de dialetos em diferentes regiões do país. Dessa forma, não é correto pensar que a língua pronunciada no Brasil é de origem portuguesa somente, pois possui influência indígena, portuguesa, africana, italiana, alemã e tantas outras aqui não citadas.

Fonte: Gosto de Ler, Livro Leve Solto, Língua Portuguesa, Brasil Escola

Redação:

Felipe Menezes                                            

Produção realizada em colaboração com a:

logo Eu amo o Brasil II