Workshop ensina como criar adubo orgânico

Produzir o seu adubo orgânico em casa conta com alguns segredinhos. No último dia 27 o workshop “Compostar é uma forma de reciclar”, realizado no CEFOPEA, ensinou as técnicas necessárias para se fazer a compostagem doméstica.

O evento, que faz parte da programação oferecida gratuitamente no espaço coordenado pela Reciclázaro, recebeu 34 participantes. A partir de conhecimentos teóricos e práticos eles montaram o seu próprio minhocário, puderam compreender a importância da reciclagem e como gerar renda a partir desta atividade.

 Mas afinal, o que é compostagem? Técnica que possibilita transformar materiais orgânicos, como sobras de frutas, vegetais e podas de jardim em adubo, ela devolve ao solo os nutrientes necessários para a agricultura e a jardinagem. Também permite reduzir o volume de lixo descartado nos aterros sanitários.

 No CEFOPEA é possível conhecer diversas técnicas de compostagem, como leira, alvenaria e minhocário, além de adquirir os produtos gerados no local, como biofertilizantes, mudas e terra fertilizada.