Visitas domiciliares e Abordagens de Rua

A dedicada equipe do Espaço Gasômetro realiza uma ação intensiva de caráter social e comunitário dentro do bairro do Brás, onde beneficia pessoas em todos os níveis de vulnerabilidade social e emocional, com atendimentos psicológicos, educativos e sociais. A equipe promove grupos, oficinas de geração de renda e intervenções específicas, não só dentro do espaço físico do centro de escuta, mas também em toda a extensão da comunidade. Com base na metodologia do Tratamento Comunitário, compreendemos que o trabalho apresenta maiores perspectivas quando se conhece a fundo a realidade de cada “parceiro”, tornando mais eficaz as estratégias necessárias para que o trabalho na comunidade se torne uma realidade. Por isso, as chamadas “visitas territoriais” são de grande importância.

As visitas territoriais são dividas da seguinte forma: 

Abordagens de Rua: através de um olhar diferenciado que permite a identificação das necessidades e o tipo de ação que poderá ser mais eficiente ao cidadão fragilizado, que se encontra em alto grau de vulnerabilidade social, a equipe consegue considerar e auxiliar nas possibilidades de superação dessa fase tão desfavorável. Com as abordagens de rua, já foi possível construir articulações para retorno ao lar, adesões aos centros de acolhida, tratamentos contra álcool e droga e encaminhamentos para aquisição de documentação. Com os grupos e atividades que acontecem dentro do espaço gasômetro, a pessoa em situação de rua tem a oportunidade de refletir sobre novas oportunidades, cuidar de sua higiene pessoal e receber roupas e produtos de necessidade básica que a organização recebe de doações de empresas e iniciativas parceiras.

Visitas domiciliares: as visitas domiciliares também fazem parte das estratégias para auxiliar os parceiros em conflitos familiares, emocionais, propondo uma reflexão conjunta sobre as necessidades da comunidade, trazendo e potencializando esses parceiros como protagonistas comunitários com a articulação de grupos e também políticas públicas tão necessárias para a comunidade. Essas visitas promovem um estreitamento no vínculo comunitário e maior evidência da equipe no espaço territorial, gerando confiabilidade e referência dentro da comunidade.

As oficinas, grupos e atividades que ocorrem dentro do Espaço Gasômetro, só são possíveis e se realizam através do conhecimento específico que as visitas de campo fornecem, onde se tem acesso aos lideres comunitários (pessoas de referência no bairro) e se compreendem as necessidades e carências comunitárias em todos os segmentos (saúde, cultura, lazer, saneamento), promovendo também para que o trabalho se vincule a redes, tanto públicas quanto privadas. Todas as atividades e ações existentes foram idealizadas e concretizadas através da identificação de carências comunitárias percebidas em ações territoriais e com o auxilio do trabalho em redes.

A equipe de trabalho do Espaço Gasômetro é composta pelo Coordenador Estratégico, Pablo Cordeiro, o Psicólogo e Gestor de Casos, Thiago Caltabiano, a Assistente Social, Nadia Laurindo, a Educadora Social, Flávia Santos e o Operador Par, José Luiz da Silva.

 

Redação:

Assiantura-Comunicação-I