Um jardim que desperta os sentidos

BASE-MEIO-RGB---02.08.16

Na quinta-feira, dia 21 de julho, a Reciclázaro deu início à construção do Jardim Sensorial no CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental) em parceria com os funcionários da Fundação Cargill. O objetivo principal do projeto é enfatizar a importância de ações que resgatem a interação entre o homem e a natureza, aguçando os sentidos.

Em uma área verde ao lado do Rio Tietê, o “Jardim dos Sentidos” foi idealizado, planejado e implantado com o intuito de atender visitantes de todas as faixas etárias, que vivem em grandes centros urbanos e zonas periurbanas, geralmente distanciados de vivências em áreas cujas características originais (solo, vegetação, relevo e regime hídrico) foram alteradas por consequência de atividade humana. Exemplos: estrada, lavoura, cidades. O estilo de vida na cidade faz com que os humanos não estimulem seus cinco sentidos como faz o indígena, o caipira, o sertanejo, o ribeirinho, etc., pois praticamente resumem-se à olhos na tela da televisão, do celular, do computador, sabores de alimentos industrializados, sons de buzinas, sirenes e conversas apressadas, texturas de materiais sintéticos e cheiros de combustão dos carros, de rio poluído, frituras, perfumes sintetizados e outros odores.

Este espaço foi concebido, considerando a sensibilização e educação ambiental, para estreitar as relações dos visitantes com as variações de cores e tonalidades de plantas e borboletas, sabores de produtos da Mata Atlântica, sons de aves que visitam o espaço e vivenciar fisicamente as texturas de troncos, folhas, rochas, frescor e calor e os aromas e temperaturas variadas.

Foi uma tarde de muito trabalho para o grupo que não está habituado com esse tipo de ação; muitos deixaram de lado os paletós e gravatas e partiram para uma empreitada cheia de desafios. A comunidade e os alunos do CEFOPEA também puderam participar acompanhando cada etapa dos trabalhos, fazendo perguntas e dando sugestões.

O jardim já está pronto para receber visitantes, porém estará em permanente plantio e manejo de espécies, tornando-se cada vez mais rico, oferecendo novos sentimentos e novas visitas de aves. 

Ficou evidente o entusiasmo do grupo e da comunidade na construção desse novo espaço e a descoberta de habilidades que fogem completamente das atividades desenvolvidas por eles no cotidiano. O contato direto com a natureza, o cheiro de terra molhada, o cuidado no plantio das mudas e o trabalho em equipe fez deste um momento único.

Ao final da atividade todos saborearam um delicioso lanche da tarde, preparado pela Padaria Pão de Moça.

Espécies de aves que circulam o espaço:

Alma-de-gato (Piaya cayana), pombão (Patagioenas picazuro), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), Nei-nei (Megarynchus pitangua), ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum coloreum), Pitiguari (Cyclarhis gujanensis), cambacica (Coereba flaveola), Príncipe vermelho (Pyrocephalus rubinus), gavião-carrapateiro (Milvago chimachima) e outros

Espécies de plantas em geral para cores, cheiros e texturas:

Marantas em geral, beijo (Impatiens walleriana e I. hawkeri), jatobá (Hymenaea courbaril), eucalipto (Eucalyptus sp.), Lantana (Lantana câmara), goiabeira (Psidium guajava), etc. 

Confira as fotos:

Fotos - 02.08.16

PARCERIA:

Logo-Fundação-Cargill

 Redação:

Assiantura-Comunicação-I