Sinal Verdíssimo pro “Meio Ambiente em Ação”

Medidas sustentáveis, recuperação ecológica, preservação ambiental são conceitos mundialmente conhecidos e divulgados. Mas o que tem sido feito de verdade sobre isso? A cada dia, os recursos naturais do planeta estão se esgotando cada vez mais rápido e é imprescindível agir agora para minimizar os impactos de hoje e garantir um futuro saudável para o planeta e todos os seres.

Com o objetivo de conscientizar mais pessoas sobre a instável situação do meio ambiente, a Reciclázaro realizou na quarta-feira passada, o Meio Ambiente em Ação”! Oevento celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/junho) e divulgou as atividades ambientais desenvolvidas pelo CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental). Diversas atividades gratuitas foram desenvolvidas ao longo das 6 horas do evento, como oficinas práticas (Compostagem, Cuidados e Manutenção de Orquídeas, Reciclando Materiais), palestras (Agenda 2030, Hortas Urbanas e Aromaterapia), gincanas, Feira Agro Sustentável, Conhecendo as Hortas, Karaokê da Saúde, Chá Bingo, visitas monitoradas, dentre outras. Este evento contou com a participação e parceria de diversas instituições como a Sage Foundation, Terra Bambluz, Tutores (unidade Vila Maria), Sistema de Aquaponia Equilibrium, PAVS-IABAS, PAVS-Iaçapé e Cooperativa Vitória do Belém.

Toda a programação prevista foi concebida com o intuito de entreter, conscientizar e instruir ambientalmente os visitantes nos mais diversos temas e contextos de cada visitante. Foram recebidas mais de 600 pessoas – desde crianças até idosos – que participaram das atividade, organizadas por uma equipe de 45 pessoas. Desta equipe, 13 foram os voluntários da Sage Foundation, 05 voluntários que atuam no CEFOPEA e 14 são oficineiros e/ou parceiros da Associação Reciclázaro.

Temas lúdicos como o Jardim Sensorial e a Gincana foram as mais frequentadas. O Jardim Sensorial é um espaço para instigar todos os sentidos do nosso corpo (olfato, tato, paladar e audição) ao se subtrair a visão. Isso faz com que a pessoa sinta o mundo à sua volta de forma totalmente diferente ao habitual e a aproxima da natureza.

A gincana, por sua vez, abordou temas relacionados  à interdependência entre os elementos. Por exemplo, em uma rede trófica (cadeia alimentar), a presença de uma parte (planta) influencia a vida de outra parte (animal) direta ou indiretamente. Se, por uma ação externa a planta é extinta no ecossistema, todas as ligações a esta planta sofrem algum tipo de  consequência.

Todos os participantes saíram do evento conscientes de que, se cada um fizer a sua parte, poderemos minimizar os impactos ambientais, que já estão acontecendo não só na região, mas em todo o planeta Terra. 

O Meio Ambiente em Ação” foi uma chamada à reflexão, pois o momento exige atitude. A Natureza tem pedido que algo seja feito para que o desenvolvimento socioeconômico não prejudique ainda mais a preservação da natureza.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I