Representantes da Subsecretaría de Prevención, Capacitación y Asistencia de las Adicciones de Buenos Aires visitam unidades da Reciclázaro

BASE-MEIO-RGB---24.08.16

No dia 4 de agosto, recebemos a visita de Guadalupe Baliño e Jesica Suarez, representantes da Subsecretaría de Prevención, Capacitación y Asistencia de las Adicciones de Buenos Aires, Argentina. Pelo trabalho realizado pela Reciclázaro nos campos de atenção a população em situação de vulnerabilidade e nas ações de prevenção e redução de danos, a entidade foi escolhida para esse intercâmbio de conhecimentos e experiências.

A Reciclázaro faz parte da “Rede Americana que Intervém em Situações de Sofrimento Social” (RAISSS) da América Latina e, por aplicar a metodologia do Tratamento Comunitário, mediante parceria com a ONG Lua Nova, recebeu a visita direcionada, que foi de extrema importância para troca de experiências, uma vez que a Argentina também possui representação na rede e tem implementado serviços semelhantes ao da Reciclázaro.

Acompanhadas pelo coordenador do Programa e Metodologia de Intervenção Comunitária, Pablo Cordeiro e o gestor de casos do Programa de Intervenção Comunitária, Thiago Caltabiano, as representantes realizaram visitas direcionadas em alguns dos centros de acolhimento e espaços comunitários que atendem as pessoas em diversos níveis de vulnerabilidade social.

Iniciando pelo CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental), onde foi apresentado todo trabalho feito em relação a cursos para a comunidade, projetos ambientais e sociais. Em seguida, na Casa de Marta e Maria, (que acolhe mulheres e crianças em extrema vulnerabilidade social), a equipe compartilhou vivências e peculiaridades do desafio que é promover o projeto de vida e a reinserção social de mulheres e suas crianças que estão ali acolhidas.

Na Casa São Lázaro (Centro de Acolhida Masculino com Inserção Produtiva), a equipe técnica e coordenação auxiliaram na troca de conhecimentos e vivências em relação ao acolhimento, atendimento psicossocial e sobre o trabalho que acontece no Núcleo de Inserção Produtiva e suas oficinas.

BASE-MEIO-II-RGB---24.08.16

Encerrando a visita, no Centro de Escuta Espaço Gasômetro, a equipe de trabalho explicou como acontecem as intervenções comunitárias, visitas domiciliares, grupos e atividades voltadas para a comunidade, bem como as importantes parcerias (iniciativa privada e publica), que tornam o trabalho possível. Também foi especificada a metodologia adotada pela associação (Tratamento Comunitário), bem como suas atribuições e resultados de impacto na vida dos beneficiários. 

Redação:

Assiantura-Comunicação-I     

A