Reciclázaro passa a fazer parte da Plataforma Liderança Sustentável

No último dia 29, a Associação Reciclázaro participou pela primeira vez do evento CEO com Propósito, a convite de sua parceira, a líder no setor de alumínio, cobre e metais, Novelis.

Realizada pela consultoria Ideia Sustentável, a ação reúne líderes inovadores em atitudes e práticas que promovam a diversidade. O CEO da Novelis, Tadeu Nardocci, trouxe ao público um pouco da realidade da empresa, que tem entre suas diretrizes a inclusão de jovens aprendizes e funcionários negros, além da equiparação de cargos entre homens e mulheres.

A coordenadora de projetos socioambientais da Reciclázaro, Camille Carletti, falou sobre a diversidade e o projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente. Fruto da parceria entre Novelis e Reciclázaro, a iniciativa valoriza e qualifica o trabalho das cooperativas de reciclagem, e tem como principal desafio desenvolver as pessoas e profissionalizar o trabalho neste importante elo da cadeia de reciclagem.

“Eu vi a transformação na vida destas pessoas!”, afirma Camille. “Eu vi pessoas que não sabiam ler e que hoje administram uma cooperativa. Trabalho diariamente com mães que criam seus filhos e superam qualquer dificuldade em casa, enquanto também controlam a produtividade na linha de produção, cuidam dos EPIs, fazem a gestão do material e negociam com as indústrias os melhores preços. Vejo pessoas formando sucessores na administração da cooperativa, pensando no futuro. O conhecimento transforma!”

Outro projeto que preza pela diversidade, o IguAL, realizado por meio da parceria entre Reciclázaro e Novelis, disponibiliza àqueles que coletam latinhas, bem como aos seus filhos, cursos de inglês.

A Reciclázaro recebeu o troféu Sabiá Laranjeira e passa a integrar e ser reconhecida em um time de mais de 160 líderes na Plataforma Liderança Sustentável, iniciativa de gestão de conhecimento em sustentabilidade empresarial que registra ao longo de sua história diversas publicações e vídeo-palestras disponíveis na internet, consistindo em um dos maiores acervos sobre liderança para a sustentabilidade.