Reciclázaro no III Encontro Regional “Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos”

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A monumental cidade de Havana, em Cuba foi a sede do III Encontro da “Red de Envejecimiento con Dignidad y Derechos”, no período de 21 a 23 de novembro, onde participaram Caritas Perú, Caritas Bolivia, Caritas Cubana, Fundação para o Bem-Estar do Idoso da Arquidiocese do México-FUNBAM, Pastoral Social Arquidiócesis de Panamá, Red Latinoamericana de Gerontología-RLG, Caritas Chile, Pastoral da Pessoa Idosa–Conferência Nacional Bispos e Associação Reciclázaro.

A Rede, formalmente constituída em novembro de 2013, é um espaço de comunicação concebido para promover a dignidade e direitos das pessoas idosas, tendo-os como protagonistas, construindo uma sociedade para todas as idades. Esta significativa aliança é o resultado do trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta, através de diversas plataformas de encontros desenvolvidos desde 2004, no âmbito do Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe (PRAM).

Um dos principais objetivos deste encontro foi o resgate da memória histórica do PRAM, que, com a cooperação e assessoria de Cáritas da Alemanha e o Governo Alemão, contribuiu para a criação e fortalecimento das capacidades de trabalho com as pessoas idosas. Outro importante propósito foi favorecer o intercâmbio de experiências que promovem a participação das pessoas idosas como protagonistas de suas vidas. Neste sentido, a Caritas Cubana compartilhou um resumo dos seminários: “Práticas para um Bom Envelhecer”, realizadas em diferentes comunidades do país. Outros participantes da Rede apresentaram suas contribuições neste tema.

A análise de conjunto, entre as organizações membros, sobre as realidades, desafios e perspectivas como organização regional também foi discutida neste encontro. Ao final, alguns membros da Rede participaram de um intercâmbio de experiências inter-institucional na temática de cuidados pelas Dioceses de Pinar Del Rio e Cienfuegos.

Este terceiro encontro constituiu um fundamental compromisso na busca de novas plataformas de trabalho, que propiciem a continuidade do desenvolvimento da missão para qual foi criada esta Rede de Envelhecimento com Dignidade e Direitos.

[/vc_column_text][vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”5260,5261,5262,5263,5264,5265,5266,5267,5268,5269,5270,5271,5272″ img_size=”full”][vc_column_text]

Redação:

Assiantura-Comunicação-I

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]