Reciclázaro na XIV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo

BASE-MEIO-RGB---13.10.15

Aconteceu entre os dias 28 a 30 de setembro a XIV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo, encontro sediado na cidade de Águas de Lindóia e o tema norteador foi: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”.  A Reciclázaro, através do PROGAPI (Programa de Atenção Idosa, acompanhou as discussões e o processo das conferências, desde a etapa municipal, apoiando e incentivando a participação dos idosos para que eles possam ser verdadeiramente protagonistas, transformando suas principais demandas em políticas públicas.

Compareceram ao evento o Secretário de Desenvolvimento Social, sr. Floriano Pesaro, o Presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), sr. Henrique Rubens Jerozolimski, o Prefeito de Águas de Lindóia, sr. Toninho Nogueira e a Reciclázaro foi representada pela assistente social Fabiana Guergues. A cerimônia de abertura contou com a apresentação musical da 3ª Fanfarra de Sumaré, composta por idosos.

O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas e, no primeiro dia, os participantes assistiram palestras com profissionais da área do envelhecimento, que apresentaram diagnósticos e reflexões relacionadas ao tema central da conferência. No segundo dia, os participantes selecionaram propostas oriundas de todas as regiões do estado de São Paulo, resultado das conferências municipais ou das regionais organizadas pelas DRADS (Diretorias Regionais da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social) e as propostas selecionadas foram encaminhadas para a plenária final no dia seguinte.

Os grupos de trabalho foram divididos nos seguintes eixos:

1 – Gestão (Programas, projetos e ações)

2 – Financiamento (Fundo do Idoso e orçamento público)

3 – Participação (política e controle social)

4 – Sistema Nacional de Direitos Humanos (violência contra o idoso)

O encontro foi encerrado com a apresentação das propostas aprovadas pela plenária e serão direcionadas ao Executivo Estadual e para a Conferência Nacional em Brasília, já agendada para maio de 2016. Ocorreu a eleição dos delegados que seguirão para a Conferência Nacional, a entrega de certificados e um jantar de celebração em menção ao dia internacional do idoso. 

Clique abaixo e confira as fotos:

Fotos 13.10.15

Redação:

Assiantura-Comunicação-I