Reciclázaro celebra novos caminhos de 55 formandos

Capacitar e proporcionar autonomia. A Associação Reciclázaro celebrou em uma cerimônia especial, dia 1 de dezembro, a formatura de seus 55 alunos dos cursos “Cuidador de Idosos” e “Inclusão Digital”. Realizadas no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA) ao longo do segundo semestre, as formações, voltadas para o público em geral e para pessoas atendidas pela instituição, receberam apoio de parceiros, como a SAGE Foundation, e voluntários.

O evento contou com a presença de professores, apoiadores, coordenadores dos cursos, além do presidente da Associação Reciclázaro, José Carlos Spínola, e de Mariane Martino, coordenadora da SAGE. A apresentação de dança espanhola realizada pelo grupo do Movimento Pró Idoso (MOPI) e a esquete teatral interpretada por Sonia Mello e Alexandre Patto conferiram um toque exclusivo à comemoração.

Cuidador de Idosos

Realizado entre julho e outubro pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PROGAPI), com patrocínio da Sage Foundation e apoio da Associação Brasileira de Gerontologia, o Curso “Cuidador de Idosos” formou 37 profissionais, que estão prontos para oferecer suporte aos idosos e familiares.

Com carga horária de 108 horas e inscrição de valor simbólico, o curso, coordenado por Vera Nice Ribeiro, contou com mestres e doutores especialistas em Gerontologia, Neurologia, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Direito, Saúde Pública da Família, Gerontologia com ênfase em uso de medicamento do idoso, Humanização do Cuidado, Saúde e Educação, Psicologia, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia.

A grade curricular ofereceu conteúdo rico e diversificado, abrangendo: a visão da sociedade para o envelhecimento, as mudanças de comportamento e alterações físicas do corpo humano ao envelhecer, principais patologias, demências, nutrição, saúde bucal, espiritualidade, administração de medicamentos, cuidados de enfermaria (banho, informações sobre próteses, macas, cadeiras de rodas e demais aparelhos auxiliares, etc), informações legais e direitos do cuidador, além de visitas técnicas em instituições que abrigam idosos.

 

Inclusão Digital

Realizado gratuitamente entre agosto e novembro, o curso “Inclusão Digital” contou com a colaboração integral de instrutores voluntários, nas áreas de Informática, Tecnologia Administrativa, Eletrônica, Gestão de Redes, Análise de Suporte, Secretariado e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Entre os 18 alunos formados no curso coordenado por Marco Antônio Firmino estão pessoas atendidas pelos projetos da Associação Reciclázaro e a comunidade do Belenzinho.

Com pouco ou nenhum conhecimento em informática, os estudantes aprenderam do básico a atividades no Windows, Word, Excel e acesso à internet. A partir de agora, eles podem ter acesso ao mundo digital e todas as suas ferramentas.

A Reciclázaro oferece diversas oportunidades de capacitação.

Para mais informações sobre as datas dos próximas atividades, siga a Associação nas mídias sociais: www.facebook.com/reciclazaro.